Iturama comemora sete de setembro com desfile cívico

FotoSite32

A prefeitura de Iturama, através das secretarias de Cultura e Educação realizou no dia sete de setembro o desfile cívico em comemoração aos 189 anos de independência do Brasil do Reino de Portugal. Liderados pelo pelotão porta bandeiras da 3ª Companhia independente de Policia Militar, as escolas do municipais, estaduais e projetos sociais se apresentaram diante de um grande público na Avenida Prefeito Juca Pádua.

O hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional executado pela Banda Municipal Santa Rosa marcou a abertura do desfile em frente a Câmara Municipal.

A tradição do desfile sete de setembro foi retomada em 2009, no primeiro ano da administração do prefeito Claudio Burrinho e vem aumentando a cada ano a participação do público e das apresentações. Para o prefeito Claudio Burrinho, “É necessário que, ano após ano, tenhamos um desfile ainda mais atrativo, pois precisamos resgatar os valores cívicos, tão esquecidos nos últimos tempos”, ressaltou.

O comandante da 3ª Companhia Independente, Capitão Costa  lembrou que a iniciativa de fazer o desfile sete de setembro é uma conquista muito importante para a sociedade ituramense. “A policia militar fica orgulhosa em poder participar e contribuir para este resgate da nossa história” lembrou o capitão. A secretária de Educação Rita Lorenzato falou ao público presente sobre o que é e a importância de se comemorar uma data que representa a nossa liberdade do então reino de Portugal. “Ser livres é ter a oportunidade de crescer”, disse a secretária.

Para o secretário de cultura, Romes Damascena, “Todos os nossos valores culturais precisam ser resgatados e o dia da independência, sete de setembro, era algo que estava esquecido”, salientou Damascena.

O presidente da Câmara Municipal, Vereador Alex Sandro Gonçalves dos Santos, em seu discurso, falou da sua emoção em poder contribuir, como legislador para que a nossa história seja lembrada e repassada às nossas crianças, “Isso é cidadania”, concluiu o presidente.

Participantes do Desfile dia da Independência.

O pelotão Porta Bandeiras da Policia Militar abriu o desfile que foi seguido pelos seguintes pelotões:

• Alunos da APAE - Escola de Ensino Especial de Iturama;

• Leo Club,
  • Interact
  • Demoley
  • Escolinha de Futebol do IEC- Iturama Esporte Clube .