VOLTA ÀS AULAS - Rede Municipal de Iturama prioriza qualidade crescente do ensino básico

Secretária de Educação fala sobre reformas escolares, melhoria do IDEB, apostilas, merenda escolar e novos projetos

 DSC_0018

Foto: Aldair de Lima

Com a proposta de trabalho cada vez mais integrado para atingir os objetivos de uma educação de qualidade crescente, a rede municipal de ensino de Iturama recebe, neste mês de fevereiro, milhares de crianças na volta às aulas para o ano letivo de 2011.

 De acordo com o censo realizado em dezembro, serão 4.512 matriculadas, número que não inclui os novos inscritos deste ano, que apenas serão contabilizados em março, quando as secretarias das escolas emitem o relatório inicial.

            No dia 3, o retorno das aulas foi nas escolas municipais Santa Rosa, Dalva Barbosa Garrido, José Tiago de Queiroz e Jandira Silva Chaves. Já para o dia 14, está previsto o retorno das atividades para as turmas da Diretora Maria Sarah, João Ribeiro Rosa e CESU – unidades que passam por reformas.

            “Em 2009 foi realizado um levantamento da situação dos prédios escolares e vários problemas foram diagnosticados e levados ao conhecimento do prefeito Cláudio Burrinho, que convocou as equipes de Planejamento e Obras para o diagnóstico e soluções. A partir deste estudo ficou delimitado as duas primeiras escolas que passariam por reformas - Maria Sarah e a João Ribeiro Rosa. As obras foram iniciadas em janeiro com a previsão de entrega ainda no mesmo mês, porém com as intempéries e outros problemas que surgiram no decorrer das obras e para garantir a segurança e qualidade para nossos alunos, fez-se necessária a mudança do início das aulas, inclusive para os alunos do CESU, que utilizam o mesmo prédio da Escola Municipal Diretora Maria Sarah. Os dias de reposição serão acertados com os diretores para que se cumpra o Calendário Escolar 2011. As famílias serão avisadas com antecedência, para que o aluno não seja prejudicado”, explica a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia 0Donegá Salomão Lorenzato.

            A meta do Governo Municipal é reformar e adequar todas as escolas de acordo com os padrões exigidos para que todos tenham qualidade em educação, acessibilidade e um ambiente que favoreça a aprendizagem. De acordo com o planejamento feito pelas equipes envolvidas, após finalização das reformas nas Escolas Municipais Diretora Maria Sarah e João Ribeiro Rosa, a reformulação será na José Tiago de Queiroz ainda neste semestre, provavelmente, no recesso de julho. As demais escolas deverão ser reformadas nos períodos de recessos e férias escolares até 2012.

“Além das reformas, se faz necessário o investimento em construção de novas escolas. Para 2011 a Rede Municipal de Educação conta com a creche Municipal de Educação Infantil Rita Francisca da Cruz – (Dona Ritinha), entregue pelo prefeito Cláudio Burrinho no mês de dezembro de 2010 e que atende crianças de 2 e 3 anos de idade. O prédio é novo e totalmente equipado nos padrões de qualidade exigidos. A nova creche representa para o município o atendimento das necessidades básicas do cidadão, das famílias que precisam de um local adequado que permita à criança crescer e desenvolver-se em um ambiente educativo, tranqüilo, com carinho, respeito e com condições propícias ao desenvolvimento psicossocial e cognitivo, conforme as necessidades de sua faixa etária.” O atendimento pela creche foi iniciado nesta segunda-feira, dia 7 de fevereiro.

 

IDEB

            A secretária ressalta ainda o desempenho positivo em relação ao IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que em um ano e meio da atual gestão subiu de 4,8 para 6. “Acredito que a melhora seja um reflexo do investimento com responsabilidade em transporte (zoneamento), material didático, equipamentos, mobiliários, capacitação de pessoal, merenda de qualidade, ambiente adequado acessível e acompanhamento dos processos tanto pelo Governo Federal, quanto pelo Governo Municipal. Hoje o Município planeja, investe e acompanha as escolas de forma igualitária, para que o cidadão possa matricular seu filho em uma unidade próxima de sua residência e tenha a mesma qualidade de ensino de qualquer outra escola da rede municipal”, ressalta a secretária.

            Rita explica que o resultado do IDEB é computado por escola e só depois é feita a média do Município. “Acredito que esta equalização tenha proporcionado crescimento para todas as escolas, melhorando assim o IDEB do Município. No próximo IDEB, que será medido em 2011, esperamos contribuir ainda mais, pois trabalhamos para criar uma estrutura adequada e condizente com os preceitos de uma Educação de Qualidade e Para Todos.”

               

Apostilas

Sobre o material didático, a secretária informa que as apostilas de apoio pedagógico são reformuladas anualmente, objetivando suprir às necessidades das aulas. As principais alterações para o ano de 2011 foram a reformulação de atividades e da capa e inseridos no material o Hino Nacional, o Brasão de Iturama e o Hino de Iturama. A previsão de entrega é para março.

“Trabalhamos ainda em outros projetos. Construídos de acordo com as necessidades e demanda dos professores e supervisores, serão lançados este ano dois encartes: Educação Ambiental e Cultura-Afro, que são temas transversais, que antes eram trabalhados como projetos. A Secretaria Municipal de Educação também atuará em 2011 em parceria com as demais Secretarias Municipais para desenvolvimento de programas e projetos do Governo Municipal e Federal, em especial com a Secretaria de Saúde nos programas Saúde na Escola e Olhar Brasil.”

 

Merenda

Para a secretária, a merenda escolar é essencial para o desenvolvimento físico e cognitivo dos alunos, comprovado cientificamente. “Aqui no município o gasto com a merenda escolar é um investimento e não fica apenas no ato de oferecer a merenda, mas sim em todo o processo que vai desde a aquisição dos produtos de qualidade e a capacitação dos servidores que trabalham no dia a dia com a merenda escolar até a oferta da refeição ao aluno.”

Ela explica que a merenda escolar no Município de Iturama é oferecida segundo a legislação vigente atingindo alto padrão de qualidade. “Anualmente é feito o teste de aceitabilidade da merenda, onde obtivemos em 2010 90% de aceitação, que comprova que nossos alunos aprovam o cardápio. O cardápio da merenda é feito mensalmente por uma nutricionista, priorizando produtos naturais, como frutas, verduras, legumes, leite, pão, bolachas, suco, arroz, feijão, macarrão, carnes.”

O município oferece Período Integral nas escolas Municipais João Ribeiro Rosa, Maria de Queiroz Barbosa, Santa Rosa e na CEMEI Rita Francisca da Cruz, onde a merenda é oferecida para suprir 100% das necessidades nutricionais do educando.

“Para o ano de 2011 a qualidade será mantida e ainda teremos aquisição de gêneros alimentícios que serão adquiridos da Agricultura Familiar. Também será feita avaliação nutricional de todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, objetivando diagnosticar desvios no estado nutricional para futuras intervenções e orientação ao educando e a família.”

 

Assessoria de Comunicação

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 3411 9512

e-mail: