Trabalho integrado deve ser prioridade na luta contra abuso sexual

Representantes do Executivo, Legislativo, Judiciário e sociedade mobilizam-se para debater ações contra a violência de crianças e jovens

Foto: Aldair de Lima

O trabalho integrado dos agentes que atuam na preservação de direitos das crianças e adolescentes foi o foco dos debates realizados nesta sexta-feira, 4 de fevereiro, pelo I Seminário de Mobilização e Adesão ao Pair – Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil, no Plenário da Câmara Municipal de Iturama.

A abertura do Seminário foi realizada pela assistente social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Iolanda Aparecida Sinibaldi, coordenadora do Pair Minas em Iturama. Ela explica que o objetivo do Pair é promover a mobilização e articulação entre as instituições que já são voltadas para assegurar políticas públicas que favoreçam a criança e o adolescente, como por exemplo, nas áreas da assistência social, saúde, educação, esportes e cultura.

“As articulações para a efetiva atenção integral à criança e ao jovem e para o amplo desenvolvimento das políticas de enfrentamento da violência sexual são ações fundamentais para que os objetos previstos pelo Pair possam ser atingidos. O Seminário que hoje realizamos é uma forma de municipalizar toda esta mobilização e, conseqüentemente, fortalecer as redes locais”, cita ela.

Para Iolanda, assegurar medidas que possam culminar com o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes, é um compromisso de todos da comunidade. “Hoje temos aqui agentes que integram a rede de proteção, com amplo apoio dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município. Com a formação da Comissão Operativa Local, que será efetivada nesta sexta-feira, teremos aqui um grupo de pessoas com o papel de mobilizar e articular agentes da rede de proteção, com vistas a promover a implementação e o acompanhamento das ações previstas no Plano Operativo Local.”

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Rogério Oliveira de Freitas, frisou a importância da participação de organizações governamentais, não governamentais e da sociedade civil para conter os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. “É por meio do Seminário que realizamos hoje que o Governo Municipal convida a todos para participarem do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil em Iturama”, explicou o secretário, que no evento representou o prefeito Cláudio Burrinho que não pôde participar por estar em viagem tratando de assuntos de interesse do município.

Os vereadores Dr. Cristino Ferreira de Urzedo e Maria Aparecida Longo, representaram o Legislativo. “A questão da violência sexual contra crianças é um problema no mundo todo. Hoje damos um passo muito importante para somarmos forças contra este grande mal. Parabenizo o prefeito Cláudio Burrinho e o secretário Rogério pelo evento que acredito que melhorará a qualidade de vida de nossas crianças e jovens”, disse o vereador. “Quem ganha com esta integração é a sociedade. O Seminário de hoje é uma forma de garantir um futuro digno para muitas crianças e, consequentemente, uma sociedade mais justa”, informou a vereadora Cidinha.

O juiz da Vara da Infância e Juventude, Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro, considerou a integração possibilitada pelo seminário um dos pontos mais relevantes. “É a grande oportunidade para que as pessoas que trabalham com a criança e o adolescente possam trocar experiências. Acredito que com a ampla divulgação das diretrizes do Pair, deverá haver uma evidenciação maior sobre o número de casos de abuso sexual em Iturama. Isso acontecerá se os objetivos forem atingidos, sobretudo, porque haverá um respaldo maior para que as pessoas denunciem e para que os responsáveis sejam punidos. Para isso precisamos de integração, participação e mobilização.”

Durante o Seminário, o juiz abordou os seis eixos estratégicos do Pair: análise da situação de forma localizada; mobilização e articulação; defesa e responsabilização; atendimento; prevenção e protagonismo.

Denúncias

Em casos de violência sexual as denúncias devem ser feitas pelos telefones 190, Polícia Militar, ou 3411 2748, Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social). Há também o 0800 0311119 – ligação gratuita e sigilosa.

Elizandra Manfrim Magossi