Unidades de Saúde começam a ser construídas

Cerca de R$ 958 mil serão investidos para atender a comunidade
dos bairros Newton Cardoso, São Miguel e adjacências
ubs
Foto:Adenor Anselmo de Queiroz

O prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC) anunciou, na manhã de ontem, o início da construção de duas obras consideradas de extrema importância para atender à demanda no setor da saúde municipal: as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Newton Cardoso e São Miguel, que deverão ser entregues em sete meses.
As assinaturas das ordens de serviço, feita em ambas as localidades, foram acompanhadas por secretários municipais, vereadores, imprensa e demais autoridades convidadas e consideradas como um marco no atendimento da comunidade de duas das áreas mais populosas de Iturama.
Para a execução serão investidos R$ 957.639,07, sendo que deste total R$ 432.639,07 são recursos referentes à contrapartida da Prefeitura de Iturama.
A primeira unidade citada, além do próprio Newton Cardoso, vai atender às comunidades dos bairros Baiano Cirino (Morumbi), Antônio Bráulio, Bom Sucesso, Jardim Califórnia e Conjunto Habitacional Iturama I, que reúnem cerca de 10 mil pessoas.
Já a unidade do São Miguel será voltada para assistir moradores do Alto da Boa Vista, Residencial Sumaré, Amazonas, além do próprio São Miguel.“Investimos nestas obras para melhorar a qualidade de vida da comunidade e para que as equipes de saúde tenham um ambiente de trabalho delimitado de acordo com o que prevê as normas de atendimento à saúde vigentes no Estado de Minas Gerais”, considera o prefeito.Em entrevista coletiva ele lembrou que as Unidades Básicas de Saúde agregarão duas equipes do Programa de Saúde da Família.
“Com estruturas mais adequadas teremos mais condições de manter a estabilidade do Programa em Iturama. Quero lembrar ainda que o atendimento pelo PSF foi ampliado para o período noturno no município para melhor atender os trabalhadores e a comunidade da área rural. Lanço estas obras hoje com imensa satisfação, principalmente, porque irá beneficiar grande parte das famílias de Iturama.”
Estratégia
O diretor do Hospital do Povo de Iturama, Luis Carlos de Oliveira Vieira, diz considerar as obras como estratégicas por estarem localizadas em bairros que concentram muitos moradores. “Serão unidades que resolverão os problemas de atendimento destas duas regiões.”
O vereador Januário Francisco de Andrade (PTB), presente no lançamento, ressaltou a contrapartida da Prefeitura de Iturama. “Gostaria de parabenizar o prefeito Cláudio Tomaz de Freitas por esta iniciativa e por outras anunciadas. Vemos uma administração dinâmica que aplica os recursos públicos com transparência. Especificamente sobre a obra do Newton Cardoso, minha comunidade, sei como todos estão ansiosos por esta nova estrutura que teremos aqui já em funcionamento em sete meses. Em breve, o prefeito também deverá entregar a nossa nova creche, pronta faltando apenas a compra do mobiliário.” Além de Januário, acompanharam o anúncio os vereadores Dijalme José de Queiroz (PSDB) e Maria Aparecida Longo (PR).
Mais Conquistas
Ainda na manhã de ontem o prefeito anunciou que viajaria no período da tarde a Belo Horizonte. “Buscaremos a efetivação do Projeto Somma Novo Somma – (Saneamento Básico e Ambiental e Modernização dos Municípios Mineiros), por meio do qual o município deverá receber R$ 7.017.951,82 para o setor de infraestrutura, e R$ 1 milhão para o recapeamento dos pontos mais críticos do município, o que deverá incluir a avenida Alexandrita”, finalizou.

Elizandra Manfrim Magossi

tel: (34) 3411 9512