Domingo é dia de leilão em prol ao Hospital do Câncer

DSC00412

Organizadores esperam bater recorde de arrecadações e convocam comunidade de Iturama e Alexandrita para participar

A Comissão Organizadora do Leilão de Iturama que tem renda revertida ao Hospital do Câncer de Barretos está mobilizada para bater recorde de arrecadações pela 10.ª edição do evento. Os organizadores esperam grande número de colaboradores neste domingo – dia 11 de abril -, a partir das 12h, no Tatersal do Recinto de Exposições “Edílson Lamartine Mendes, local onde também será servido um almoço beneficente.
O assunto foi tema de coletiva realizada na manhã desta sexta-feira, no gabinete do prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC), que ressaltou a importância da participação da comunidade para que o objetivo possa ser atingido, ou seja, angariar o máximo de doações possível à unidade que presta auxílio a pacientes de inúmeras regiões do Brasil.A coletiva foi aberta pelo secretário municipal de Saúde e Ação Social, Juliano Gonçalves Dantas, presidente da Comissão Organizadora, que lembrou que é dever de todo mundo prestar auxílio a uma instituição como o Hospital de Barretos.
“A unidade sempre mantém as portas abertas para àqueles em tratamento oncológico. Sei das campanhas realizadas por vários municípios e, mesmo assim, o trabalho ainda é pouco, mas extremamente válido. Esta é a hora de reconhecermos o auxílio prestado pela equipe.”O integrante da Comissão Dr. Perboar Tiago de Queiroz explicou sobre a mudança na data do leilão, já que no ano passado foi realizado em dezembro. Segundo ele, as datas são sempre pré-agendadas pela equipe da Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Barretos.
 “Para Iturama, o mês é abril. Em 2009 realizamos a iniciativa no fim do ano porque perdemos a data inicial e tivemos de esperar uma segunda oportunidade para nos mobilizarmos”, explica ele.O presidente do Sindicato Rural, Carlos Donizete, aproveitou a oportunidade para dar dicas aos colaboradores. “Nós coordenamos o evento, mas quem faz o leilão é a comunidade. Sabemos que muitas são as pessoas que não medem esforços para colaborar e é do auxílio delas que sempre precisamos.” Donizete lembrou que são esperados representantes da diretoria do Hospital no leilão.
“Vamos aproveitar esta participação para solicitar a vinda da carreta – que presta auxílio itinerante -, a Iturama. Uma das metas é ampliar o atendimento. Hoje são feitos aqui testes para detecção do câncer de próstata e de colo do útero, mas queremos também exames de pele e vamos fazer este pedido. Para o leilão nossa expectativa é a melhor possível, com a participação recorde.”Adir Souza Lima, que preside a Associação Comercial e Industrial de Iturama, disse que a união de todos é o que faz a diferença. “Nossos diretores e eu estaremos presentes no leilão com o máximo de empenho para a realização de um grande evento.” ParticipaçãoA presença de cerca de 600 pessoas é esperada, de acordo com expectativas divulgadas pelo presidente do Lions, João Machado.
Para ele, a participação dos clubes de serviço, integradamente, é uma forma de reforçar a iniciativa da comunidade em prol a entidades que desenvolvem grandes ações. Trabalhar para auxiliar o Hospital de Barretos é o mesmo que salvar vidas para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Edivaldo Pádua de Lima, o Tibil. “É uma satisfação imensa participar do leilão. Todos devem colaborar da forma que podem”, disse durante a coletiva.O gerente da Copasa, João Batista, também presente, ressaltou como considera o leilão essencial. “Estou muito feliz em poder ajudar. Todos podem ter esta oportunidade, basta querer e sempre é muito gratificante.”
O presidente da Câmara Municipal de Iturama, Nilson Conceição de Oliveira, e o vereador Dr. Cristino Ferreira de Urzedo representaram o Legislativo na coletiva. Para Nilson é preciso que a comunidade faça sua parte para manter o atendimento prestado pelo Hospital de Barretos. “Vamos fazer um grande leilão, à altura da assistência que a equipe realiza.” Para Dr. Cristino esta é a hora de retribuir o que os profissionais do Hospital fazem por todos que os procuram. “O hospital tem que ter o apoio contínuo da comunidade”, diz ele.O vice-prefeito Anderson Golfão (PSDB) lembrou do empenho para que Iturama possa manter duas casas abrigo para paciente do município em Barretos. “Mantemos as estruturas com recursos próprios porque sabemos da importância do atendimento para pacientes e inúmeras famílias,” disse se referindo à colaboração dele e de Cláudio Burrinho.
O prefeito, autoridade que encerrou a coletiva, agradeceu pelo empenho de todos os parceiros e solicitou a ampla participação. “Aproveito para convocar toda a comunidade para nos ajudar. Além da sociedade de Iturama, esperamos a participação dos moradores do Distrito de Alexandrita. Isso fará a diferença. Mantemos duas casas abrigo em Barretos e nossa meta é fazer tudo o que tiver ao nosso alcance para ajudar. Conheço toda a estrutura e já acompanhei um amigo à unidade. A ajuda de cada um de nós é extremamente importante.”
Elizandra Manfrim Magossi
Tel: (34) 3411 9512