Iturama Expande Atividades de Alfabetização

Aula inaugural reúne alunos, educadores e autoridades; meta é atender 100% da demanda do município
Foto: Adenor Anselmo de Queiroz
“A escola é lugar onde se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos. Escola é, sobretudo, gente (...) Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade e criar ambiente de coleguismo. É conviver e se amar nela. Ora, é lógico, numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se e ser feliz.”
Esta foi a mensagem de Paulo Freire ressaltada pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Iturama na aula inaugural do Programa Brasil Alfabetizado, na noite desta segunda-feira, na Escola Municipal Santa Rosa. Sobretudo, porque é do educador o método utilizado para facilitar a alfabetização dos 64 alunos inscritos no curso – 50% deles na melhor idade.
A proposta é que em 40 dias, todos já possam estar familiarizados com a formação de palavras, um dinamismo muitas vezes buscado por aqueles que não tiveram condições de freqüentar o ensino regular.
O curso terá a duração de seis meses, com duas horas diárias, com a proposta de que, ao final, todos saberão ler e escrever. As aulas serão ministradas na Paróquia Santa Rita e nas escolas municipais José Tiago e Santa Rosa, esta última citada com duas turmas formadas.A primeira dama Poliana Corrêa de Queiroz, que representou o prefeito Cláudio Burrinho, que não pôde participar da aula inaugural por compromissos assumidos anteriormente em Uberlândia, disse à equipe do Departamento Municipal de Comunicação que o município está preparado para atender a toda a demanda formada por aqueles que buscam a alfabetização.
“Sei da ‘luta’ do Cláudio para sempre melhorar o setor da Educação de Iturama porque o acompanho diariamente. A comunidade pode também acompanhar todas as ações estando sempre próxima dos projetos colocados em prática e até mesmo sugerindo novas atividades.” A secretária municipal de Educação e Cultura, Rita Lorenzato, explicou que o programa foi trazido ao município para ampliar a “Educação para Todos”, uma campanha global.
“Vejo o Brasil Alfabetizado como um grande avanço no setor da educação. Sabemos que muitas são as pessoas que, por diversos motivos, não tiveram a oportunidade de freqüentar uma escola. Agora, possibilitaremos a elas a oportunidade de aprender a ler e a escrever. O método é simples e extremamente eficaz, com o emprego da linguagem cotidiana e o respeito ao individualismo do aluno. Todos têm de apostar e acreditar porque vale à pena.
”A coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado em Iturama, Lilia Nunes Queiroz, ressaltou que por meio do saber cada uma das pessoas pode construir muito melhor a sua história. “Quero agradecer ao prefeito Cláudio Burrinho (PSC) pelo empenho para a realização deste projeto e pela oportunidade de coordenar o programa no município.” Juntamente com a técnica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Adriana Cristina Freitas Pádua, realizou uma dinâmica focando que a transformação para o mundo idealizado depende, principalmente, da atuação de cada uma das pessoas, das escolhas que fazem. Antes da realização da dinâmica, emocionado, o senhor João Nunes interpretou a Música Utopia, de autoria do Pe. Zezinho, um resgate das lembranças da maioria das crianças.
“Vocês são, agora, buscadores de conhecimentos. Vejo o método de Paulo Freire como libertador. Sei que todos vocês, em 40 dias, estarão aptos a montar as primeiras palavras. Após os seis meses de aulas pelo Brasil Alfabetizado, os concluintes poderão buscar uma sala de Eja (Educação para Jovens e Adultos) e logo o Cesu (Centro de Exames Supletivos) Dona Fiúca”, diz Adriana.
Oportunidades
A dona de casa Sueli Dias da Silva, 47, uma das matriculadas no Programa Brasil Alfabetizado, diz que além de estar empenhada para concluir o curso quer que o marido, o senhor Joaquim, de 65 anos, também participe. “Quando era criança morava em uma fazendo e o pouco que sei hoje aprendi lá. Sei ler e escrever algumas coisas, mas quero aprender mais. Mas meu marido não escreve e nem lê nada. Vou explicar para ele como são as aulas e vou incentivá-lo a participar”, conta.
Para a aposentada Doracil Ignácio, 78, se familiarizar com a leitura e a escrita será uma forma de estar mais próxima da religião. “Sempre busco ler a bíblia, mas há palavras que não consigo. Agora, chegou a hora de aprender e estou muito feliz por isso.”
O Programa Brasil Alfabetizado será o primeiro canal entre a aposentada Maria Zuleide dos Santos, 62, e a escrita e leitura. “Não sei ler ou escrever nada. Minha mãe não queria que eu estudasse na minha época de menina para não mandar cartas para o namorado”, diz ela sorrindo.
O senhor Adilson Martins de Oliveira, que nesta terça-feira (6 de abril) completou 71 anos, diz ver no Brasil Alfabetizado uma forma de aprendizado rápido. “Quero ler e escrever o mais rápido que puder. Soube das aulas por uma professora que me orientou a fazer a ficha de inscrição e não quero mais perder tempo”, conta ele também explicando que uma das metas é fazer estudos de catequese.
Inscritos, os diretores das escolas municipais, educadores e demais convidados foram recepcionados pela diretora da escola Santa Rosa, Mara Lúcia Gonçalves Leite Siqueira, que aproveitou a oportunidade para deixar uma mensagem de incentivo a todos.
Programa
O Projeto Brasil Alfabetizado visa dar oportunidades educacionais para jovens a partir dos 15 anos de idade e também para os adultos e idosos que não tiveram acesso à Educação Básica. As aulas e todo o material fornecido são gratuitos. Os interessados devem ir até a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, na Avenida Rio Grande, 1.205, para se informar sobre o período de inscrições. O telefone é o (34) 3411 9580.