Saúde - Governo Municipal investe em estruturas física e humana

No Programa Bom Dia Prefeito, Cláudio Burrinho fala sobre construção de Unidades Básicas, compra de ambulâncias e atendimento médico ampliado

Coletiva_534

Foto: Aldair de Lima

O setor da Saúde Pública Municipal foi o assunto abordado pelo prefeito de Iturama, Cláudio Burrinho, nesta segunda-feira, dia 21 de março, no Programa Bom Dia Prefeito, veiculado todas as segundas-feiras, às 7h, pelas rádios Clube FM, Metrô FM e Pontal AM. O ponto ressaltado por ele foi o investimento em percentuais crescentes, sempre acima dos 15% - índice exigido pela Constituição Federal.

Cerca 19% dos recursos foram direcionados em 2009, um valor de R$ 10,4 milhões que consta na prestação de contas aprovada, sem nenhuma ressalva, pelo Tribunal de Contas, de acordo com publicação realizada no último mês.

“A aprovação sem nenhuma ressaltava é um ponto muito importante e mostra o trabalho transparente e positivo de todos os nossos funcionários. Fechamos 2009 com um investimento próximo a 19%, quatro pontos percentuais acima do que é previsto por lei para a Saúde, e isso já reflete em um atendimento diferenciado.”

O prefeito lembra que os investimentos feitos são nas estruturas física e humana, possibilitando melhores acomodações e atendimento mais rápido e com mais qualidade. “Melhoramos nossa estrutura física com a entrega de duas Unidades Básicas de Saúde em dezembro de 2010, uma no bairro São Miguel e a outra no Newton Cardoso – unidades modelo por meio das quais conseguimos eliminar os gastos com aluguel. Agora, já estamos preparando outro serviço de Pronto Atendimento, ao lado da escola Maria de Queiroz, na Avenida Ayrton Senna do Brasil, com médico 24 horas, fundamental para que as pessoas tenham condições cada vez mais melhoradas.”

Focou ainda o atendimento nas Unidades Básicas, realizado nos períodos da manhã, tarde e noite. “Oferecer mais opções de horário é importante para que as pessoas possam ser assistidas tranquilamente, inclusive as que moram na área rural. No Pronto Socorro disponibilizamos plantão duplo, ou seja, dois médicos ficam a disposição dos pacientes. Aproveito, para parabenizar a classe médica e lembrar que temos complementado todos os procedimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), no Hospital Nossa Senhora Aparecida, em até 50%.”

A saúde em nosso País e no mundo ainda é precária, mas estamos conduzindo nossas atividades para que tenhamos serviços cada vez melhores. Assim como na Educação, área pela qual já alcançamos índices extremamente favoráveis, na Saúde estamos caminhando a passos largos para que tenhamos serviços diferenciados.”

Dengue

Durante o Programa, o prefeito cumprimentou os funcionários do Centro de Controle de Zoonoses, em nome do secretário municipal de Saúde, Juliano Gonçalves Dantas, pelo combate à dengue. “Quero também parabenizar a todos pelo empenho que permitiu que Iturama ficasse livre de casos da doença nos primeiros meses deste ano. As parcerias, como por exemplo com a Usina Coruripe, são favoráveis. No mutirão que promovemos em fevereiro deste ano, a diretoria da empresa nos auxiliou na parte de logística e com funcionários. Quero agradecer, especialmente, a população que tem nos ajudado a manter o controle sobre a doença e aceitado prontamente a visita de nossos agentes.”

Transporte

Cláudio Burrinho também falou sobre o transporte de pacientes. “Na última sexta-feira, dia 18, entregamos duas ambulâncias novas e uma UTI semi-nova, o que possibilitará mais conforto e segurança para que a comunidade de Iturama, quando precisar ser transportada para outras cidades. Nossa saúde está cada vez mais estruturada e temos a certeza que estamos no caminho certo.”

Saúde Bucal

No setor de saúde bucal, o prefeito informou que, em breve, será iniciado o atendimento nas áreas rurais. “Nossos profissionais atenderão também as pessoas que estão nos assentamentos. Vamos levar nosso ônibus até estas localidades para oferecer tratamento dentário de qualidade. Sou dentista de formação e acompanharei este projeto bem de perto, inclusive prestando atendimento odontológico.”

Cláudio Burrinho considerou a fase positiva por qual passa o município. “Iturama está vivendo um momento maravilhoso e credito isso às parcerias público-privadas, com a nossa Câmara de Vereadores e com os parlamentares estaduais e federais. Por meio destas parcerias, o vice-prefeito Anderson e eu estamos criando uma série de oportunidades. São investimentos na habitação, no primeiro Distrito Industrial, na Ferrovia Norte/Sul e levando asfalto para as famílias que sonham com ele há anos, como as do bairro Amazonas, ‘108’ e ‘200 Casas’. Vamos continuar nesta linha para que o desenvolvimento de nossa cidade tenha sempre crescente.”

AMVARIG

Na oportunidade, Cláudio Burrinho lembrou que assumirá a AMVARIG (Associação dos Municípios do Baixo Vale do Rio Grande) nesta terça-feira, dia 22 de março. “Pensei muito antes de aceitar a presidência. Esta foi uma solicitação dos prefeitos que integram a Associação, que estarão aqui em Iturama nesta terça. Na pauta inicial, um dos trabalhos mais importantes é a recuperação da nossa malha rodoviária.”

Elizandra Manfrim Magossi