Quadra Poliesportiva será inaugurada neste domingo

Denominada de “Professora Regina Célia de Freitas”, estrutura será entregue à comunidade pelo prefeito Cláudio Burrinho às 10h

Foto: Marcos Antônio Silva

O prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC), o Cláudio Burrinho, entregará à comunidade, neste domingo, dia 21 de novembro, às 10h, uma obra que pretende ampliar as possibilidades de lazer e esportes e, consequentemente de promoção à saúde: a Quadra Poliesportiva “Professora Regina Célia de Freitas”, localizada na Avenida Oito, s/n.º, no Residencial Dr. Diógenes de Souza (“108 Casas”).

Construída com recursos do Ministério do Esporte e contrapartida da Prefeitura de Iturama, por meio do trabalho integrado de Cláudio Burrinho e do deputado federal Paulo Piau (PMDB), a Quadra Poliesportiva “Professora Regina Célia de Freitas” é um investimento de R$ 109.984,66 pensado para atender aos anseios de inúmeras famílias, principalmente, dos bairros “200 Casas”, “108 Casas” e adjacências.

A construção da quadra foi anunciada pelo prefeito Cláudio Burrinho no primeiro semestre deste ano e faz parte de um pacote de obras de R$ 3,2 milhões, que inclui ainda outros dois projetos nas áreas de lazer e esporte – a primeira etapa do Ginásio Poliesportivo da Avenida Alexandrita e a Praça com academia ao ar livre do bairro Antônio Bráulio -, duas Unidades Básicas de Saúde (com dois Programas de Saúde da Família cada uma), rede pluvial e os recapeamentos dos bairros Vila Madalena e Bom Sucesso, ambos já finalizados.

“Entendemos que o investimento em diferentes áreas é o que possibilita que a comunidade tenha uma qualidade de vida sempre melhorada. Especificamente por meio do desenvolvimento de projetos no setor esportivos, nossa meta é oferecer mais opções para atividades que possam integrar as pessoas a práticas que favorecem a saúde e também o entretenimento. O esporte beneficia o convívio social e o desenvolvimento saudável de nossas crianças e adolescentes”, considera o prefeito.

Na manhã desta sexta-feira, em coletiva no gabinete do prefeito Cláudio Burrinho, os vereadores Cidinha Longo (PR), Cristino Ferreira de Urzedo (PTB), Nilo Cláudio da Costa Pádua (PSDB), Alex Sandro Gonçalves Santos (PSC) e Nilson Conceição de Oliveira (PMN), também presidente da Câmara Municipal de Iturama, ressaltaram a iniciativa como uma forma de proporcionar mais um ambiente adequado para a prática de esportes.

A vereadora Cidinha, autora do projeto de lei que denomina de “Professora Regina Célia de Freitas” a Quadra Poliesportiva do Residencial Dr. Diógenes de Souza, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Iturama na última terça-feira, dia 16 de novembro, lembrou que foi colega de trabalho da homenageada. “Todas as pessoas que trabalharam com ela sabem do empenho com que sempre desenvolveu suas atividades. A proposta de denominação da quadra foi também de várias professoras que a conheceram.”

Homenageada

Natural de Iturama, filha do casal José de Freitas (in memoriam) e Júlia Maria de Oliveira Freitas e irmã do agrônomo Rogério (Secretário Municipal de Desenvolvimento Social de Iturama), do agricultor Ricardo e da cirurgiã dentista Renata Oliveira de Freitas, Regina Célia de Freitas nasceu no dia 8 de junho de 1968. Cursou o Ensino Fundamental nas escolas Nossa Senhora de Lourdes e Antônio Ferreira Barbosa, ambas no município, e o Ensino Médio no Colégio Objetivo de Uberlândia.

Graduada em Educação Física e Fisioterapia, com pós-graduação em Neurologia, foi professora de natação na escola Nade de Uberlândia.

Em 1993 retorna a Iturama para atuar na área de educação. Foi professora nas escolas Antônio Ferreira Barbosa, Santa Rosa, João Ribeiro Rosa, Joaquim Tiago e Apae (Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais). Desenvolveu um amplo projeto contra o uso de drogas, focando principalmente os jovens de famílias mais carentes. Faleceu em setembro de 2004, aos 36 anos de idade, vítima de acidente de automóvel.

Elizandra Manfrim Magossi