Prefeito participa de mobilização contra a dengue

Cláudio Burrinho ressalta caminhada de alunos da rede municipal de Ensino como iniciativa eficaz para conscientizar comunidade contra a doença

IMG_0137

Foto: Aldair de Lima

O prefeito de Iturama, Cláudio Tomaz de Freitas, o Cláudio Burrinho, participou na manhã desta quinta-feira, dia 18 de novembro, de um grande movimento em Iturama contra a dengue, iniciativa que contou com o apoio dos secretários municipais de Cultura, Romes Damacena, de Educação, Rita Lorenzato, de Saúde, Juliano Gonçalves Dantas, do Legislativo e de equipes do Centro de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária.

Para chamar a atenção da comunidade contra o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, alunos e professores das escolas municipais de Iturama realizaram uma caminhada entre a Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Rio Grande, e a Prefeitura de Iturama, na Avenida Alexandrita, com cartazes e alegorias. A ação fez parte do projeto “Iturama na Batalha Contra Dengue: Controle do Mosquito Aedes aegypti”.

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de cem países em quase todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da doença.

O vírus causador da dengue possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três. Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. Os sintomas da primeira, geralmente, são febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos, mas raramente mata. Já a segunda é a forma mais severa da doença, pois além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, ocasionalmente choque e conseqüências como a morte.

O mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. A pessoa não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.

Segundo os organizadores da campanha, a bióloga Terezinha de Cássia Vinhal Queiroz e o veterinário Jiuliano Barbosa Gonçalves, também responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses, o grande problema para combater o mosquito Aedes aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente que retém água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas, como por exemplo, caixas d'água, vidros, potes, pratos e vasos de plantas, tanques, cisternas, garrafas, latas, pneus, calhas de telhados e canaletas.

“Por essa razão, o combate a doença só é possível com a quebra da cadeia de transmissão, eliminando o mosquito dos locais onde se reproduzem. Assim, a prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando a interrupção do ciclo de transmissão e contaminação. Caso contrário, as ações isoladas poderão ser insuficientes para acabar com os focos da doença”, informam.

IMG_0146

O prefeito Cláudio Burrinho considerou a realização de eventos semelhantes ao realizado nesta quinta-feira como uma das formas eficazes de conscientizar a comunidade contra o mosquito transmissor da dengue. “Atividades práticas que são levadas até a comunidade sempre dão resultados positivos, sobretudo, quando a conscientização parte de crianças e jovens. Acreditamos ser este o caminho contra a dengue.”

Elizandra Manfrim Magossi