Portaria habilita Unidade de Pronto Atendimento em Iturama

Anúncio foi feito pelo prefeito Cláudio Burrinho na manhã desta sexta-feira, em coletiva à imprensa do município; na próxima semana mais dois importantes projetos serão buscados

Foto: Aldair de Lima

A implantação de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Iturama foi anunciada na manhã desta sexta-feira, dia 19 de novembro, pelo prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC), o Cláudio Burrinho, durante coletiva à imprensa do município em seu gabinete, projeto que deve demandar de R$ 1,4 milhão e repasses mensais de R$ 100 mil para a manutenção da unidade, recursos do Governo Federal.

A determinação para que o Fundo Nacional de Saúde adote as medidas necessárias à transferência, regular e automática, do incentivo financeiro para o Fundo Municipal de Saúde de Iturama foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 19 de novembro, por meio da portaria n.º 3.620, assinada pelo ministro da Saúde José Gomes Temporão.

A portaria estabelece que os recursos orçamentários corram por conta do Ministério da Saúde para Assistência Ambulatorial e Hospitalar Especializada em Serviços de Atenção às Urgências e Emergências na Rede Hospitalar e Estruturação de Atenção Especializada em Saúde.

Segundo o prefeito Cláudio Burrinho a ideia é que a UPA seja instalada no bairro São Miguel, nas proximidades da nova UBS (Unidade Básica de Saúde). “Hoje são cerca de 250 atendimentos diários no Pronto Socorro. Com a UPA teremos condições de desafogar o Pronto Socorro e, consequentemente, melhorar ainda mais a assistência à comunidade.”

Na oportunidade, o prefeito informou que discutirá dois importantes projetos na próxima semana em Brasília: a liberação de recursos para a pavimentação de ruas do Distrito de Alexandrita, com recursos do PAC 2 (Plano de Aceleração do Crescimento) - na segunda-feira -, e a implantação em Iturama de um campus da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) - na terça-feira.

“São projetos importantes que trabalhamos muito para que se tornem uma realidade para a nossa comunidade. Também estas iniciativas têm recebido respaldo de deputados que atuam por Iturama. Quero agradecer a todos os parlamentares, das esferas estadual e federal, e também ao Legislativo de Iturama que têm sempre nos apoiado.” Para trazer um campus da UFTM, o respaldo é do deputado Gilmar Machado (PT). Para as obras pelo PAC 2, de Aelton Freitas (PR).

Elizandra Manfrim Magossi

Tel; 34 3411 9512