Prefeito entrega quadra poliesportiva “Professora Regina Célia de Freitas”

Obra de R$ 109.984,66 beneficiará diretamente moradores das “108 Casas”, “200 Casas” e adjacências; recursos para cobertura são buscados

cleitom_086

Foto: Aldair de Lima

O prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC), o Cláudio Burrinho, entregou na manhã deste domingo, 21 de novembro, à comunidade dos bairros “108 Casas”, “200 Casas” e adjacências a mais nova quadra poliesportiva de Iturama: a denominada de “Professora Regina Célia de Freitas”, localizada na Avenida Oito, s/n.º, no Residencial Dr. Diógenes de Souza (“108 Casas”).

A estrutura foi construída com recursos do Ministério do Esporte e contrapartida da Prefeitura de Iturama – total de R$ 109.984,66 -, por meio do trabalho integrado de Cláudio Burrinho e do deputado federal Paulo Piau (PMDB). Para o secretário municipal de Esportes, Vagner José Ferreira, a quadra vem para suprir a demanda de bairros importantes de Iturama.

“Além da prática esportiva, o projeto foi pensado para favorecer a saúde e o social. Uma bola pode tirar várias crianças da rua. Hoje entregamos uma parte do que vamos fazer por Iturama. Após a inauguração da quadra, atuaremos para cobri-la e para construir vestiários e banheiros.”

Na oportunidade, o secretário ressaltou o trabalho que é realizado pela Prefeitura de Iturama para fortalecer as categorias de base no futsal, voleibol, handebol e no futebol. “Por meio do investimento nas categorias de base, temos incluído nossas equipes em uma série de campeonatos. Temos ainda de citar outros projetos que são desenvolvidos pelo prefeito Cláudio Burrinho para a promoção do esporte, como por exemplo, o Ginásio Poliesportivo da Avenida Alexandrita e a praça com academia ao ar livre do bairro Antônio Bráulio. Quero aproveitar e pedir para a comunidade para que nos ajude a preservar o patrimônio público, denunciando atos de vandalismo.”

O presidente da Associação de Moradores do bairro “Dr. Diógenes de Souza”, José Aparecido Branquinho, que falou em nome dos moradores na cerimônia de inauguração, agradeceu ao prefeito Cláudio Burrinho pela quadra e também pelo projeto que leva infraestrutura até a localidade (Somma). “Sabemos que há prefeitos que não realizam obras de galerias porque este tipo de serviço não aparece, fica sob a terra. O prefeito Cláudio Burrinho é diferente, trouxe galerias pluviais para a nossa localidade e temos certeza de que, em breve, teremos o asfalto.”

A vereadora Cidinha Longo (PR), autora do projeto de lei que denomina de “Professora Regina Célia de Freitas” a quadra das “108 Casas”, focou o discurso na contribuição dada pela homenageada aos setores educacional e esportivo. “Quem conheceu a Regina sabe o quanto ela dignificou as áreas da educação física e fisioterapia. Esta é uma justa homenagem feita também a pedidos de uma série de pessoas que trabalham com ela, assim como eu.”

O presidente da Câmara, Nilson Conceição de Oliveira (PMN), agradeceu o prefeito Cláudio Burrinho pelos projetos realizados nos setores de lazer e esporte. “Ele é um prefeito que trabalha pela comunidade. Em 2010 foram várias conquistas graças a atuação de Cláudio Burrinho em parceria com deputados estaduais e federais e também com o Legislativo de Iturama.”

Em nome da família, o irmão de Regina, o secretário municipal de Desenvolvimento Social Rogério Oliveira de Freitas, disse que a homenagem póstuma foi motivo de grande alegria para os familiares. “Todos que conheceram Regina sabem o que foi feito por ela. Hoje, só temos de agradecer ao prefeito Cláudio Burrinho, à vereadora Cidinha e todo o Legislativo por terem imortalizado no nome de minha irmã.”

O deputado Paulo Piau, que esteve em Iturama neste domingo para a inauguração, se comprometeu a buscar recursos para cobrir a quadra. “Este parece um projeto simples, mas sabemos que investir em esporte é um caminho para manter as crianças e jovens longe das drogas, um dos principais problemas na atualidade. Aproveito também para agradecer os votos obtidos em Iturama e dizer que o Triângulo Mineiro é a melhor região do Brasil e que seu desenvolvimento contínuo depende apena de nós.”

O prefeito Cláudio Burrinho considerou um orgulho entregar uma das obras desenvolvidas por ele para a comunidade que confia em seu mandato. “Nossas ações são sempre pensadas para atender aos anseios de todos. A quadra que inauguramos hoje (domingo) é uma forma de valorizar o esporte nos bairros atendidos. Os moradores também nos solicitaram estudos para retirar desta proximidade [108 Casas] a represa de captação de esgoto, o que já foi pedido à Copasa. Vamos ainda asfaltar o bairro Amazonas, quando completaremos 30 quilômetros de recuperação da malha em Iturama nesta administração e também buscaremos recursos para pavimentar o bairro Dr. Diógenes de Souza.”

Anunciou ainda que em 2011 haverá mais um ano de Exporama com os portões abertos. “Este é mais um compromisso que temos cumprido por meio da destinação de 1% de nosso orçamento. Nesta quarta-feira iremos a Brasília para pleitear o campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro para Iturama, projeto que tem o auxílio dos deputados Aelton Freitas (PR) e Gilmar Machado (PT).”

Segundo o prefeito, em 2011 um novo ciclo de obras será iniciado. “Temos o compromisso de pavimentar e recapear 100% do Distrito de Alexandrita e para isso contamos com recursos do PAC 2. Faremos sempre mais enquanto estivermos à frente do Executivo de Iturama.”

Assessoria de Comunição

Elizandra Manfrim Magossi