PROALFA - Desempenho das escolas municipais de Iturama cresce 9%

Percentual positivo refere-se ao comparativo entre os anos de 2009 e 2010; Programa de Avaliação índica os níveis de alfabetização

Foto: Aldair de Lima

Após as escolas da rede municipal de Iturama atingirem, no ano passado, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 6.0, meta proposta nacionalmente para ser alcançada em 2021, a equipe da Secretaria Municipal de Educação segue apontando números positivos.

Pelo PROALFA (Programa de Avaliação da Alfabetização), que verifica os níveis de alfabetização alcançados pelos alunos matriculados nas séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública, sendo censitária no 3° ano, o município de Iturama teve um desempenho 9% maior no ano de 2010 – quando comparado com o verificado em 2009 -, percentual também maior do que o conseguido nas escolas do Estado de Minas Gerais. A Proficiência Média de 2009 no município de Iturama foi de 556,0, já em 2010 foi de 575,3. O estado de Minas Gerais teve uma Proficiência Média de 571,5.

“Os resultados desta avaliação são usados para embasar as intervenções necessárias no processo de alfabetização/letramentos dos alunos. Iturama com suas seis escolas municipais que participam dessas avaliações externas, no decorrer dos anos vem alcançando grande crescimento na alfabetização dos nossos alunos. Não podendo deixar de parabenizar os professores e supervisores pelo grande esforço e dedicação que têm com os alunos”, ressalta a diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Iturama, Selma Borges Queiroz Rodrigues.

SIMAVE

Assim como o PROEB (Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica), o PROALFA faz parte do SIMAVE (Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública), que atua em duas modalidades, complementares e integradas: a primeira é a avaliação interna da escola, por meio das avaliações diagnósticas da escola. A segunda modalidade é a avaliação externa do sistema de ensino – as por meio do PROALFA e PROEB.

“Avaliar para avançar, ou melhor, para continuar avançando. Essa é uma das missões do SIMAVE. É por meio desse trabalho, que a Secretaria de Estado de Educação consegue identificar necessidades, problemas e demandas do sistema e das escolas, auxiliando no planejamento de ações em diferentes níveis e momentos que objetivam a melhoria da educação pública da rede estadual e municipal (ensino fundamental e médio) em Minas Gerais”, explica Selma ressaltando a ampla parceria da Secretaria Municipal de Educação de Iturama.

Ela informa ainda que as avaliações realizadas pelo SIMAVE buscam aferir todas as dimensões do sistema educacional da rede pública. “Elas analisam os resultados alcançados em sala de aula, na escola e no sistema; na ação docente, na gestão escolar e nas políticas públicas para a educação; no nível de aprendizagem e nos conteúdos básicos do ensino fundamental e médio”, finaliza.

PROALFA 2010 – Resultados do município de Iturama*

Edição                        Proficiência Média

2008                                      513,1

2009                                       556,0

2010                                       575,3

*Dados fornecidos pela Secretaria Regional de Educação de Uberaba.

Elizandra Manfrim Magossi