Primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será dia 18

Todas as crianças com idade entre zero e menores de cinco anos deverão ser imunizadas; horário de atendimento será das 8h às 17h

Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde de Iturama realizará a 1.ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite no dia 18 de junho, um sábado, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Newton Cardoso, Tiradentes, São Miguel e do Distrito de Alexandrita e no Ambulatório Municipal. Todas as crianças com idade entre zero e menores de cinco anos deverão ser imunizadas contra a doença no horário das 8h às 17h.

Além da vacinação contra a poliomielite, as equipes da Saúde atualizarão os cartões de vacina. “Todas as crianças menores de dois anos deverão ser vacinadas, mesmo as que estão com os cartões em dia. A medida é para mantermos a doença erradicada em nosso país”, explica a secretária municipal de Saúde, Rejane Queiroz.

A enfermeira coordenadora das Unidades Básicas de Saúde de Iturama, Silma Aparecida de Freitas Souza, informa que os pais ou responsáveis deverão levar as crianças a um dos postos de vacinação portando o cartão de vacina. “Desta forma poderemos atualizar as vacinas em atraso de todo o público-alvo que comparecer às unidades. Para reforçar a divulgação, no dia da vacinação percorreremos os bairros de Iturama, juntamente com o Zé Gotinha, personagem símbolo da Campanha.”

Em 2010 Iturama superou a meta de cobertura exigida pelo Ministério da Saúde nas duas etapas da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite - realizadas em junho e agosto, respectivamente -, que foi de 95% do público-alvo. Pela primeira, foram imunizadas 2.466 crianças – 95,21%. Pela segunda, o índice de cobertura subiu para 95.44%. “Neste ano manteremos os esforços para que possamos novamente superar as metas propostas pelo Ministério da Saúde”, concluem ambas as profissionais.

Elizandra Manfrim Magossi