Iturama sediará 1.ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Debates serão realizados na Câmara Municipal, a partir das 13h; o tema geral é “O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno”

Arquivo

Os integrantes do Conselho do Idoso e da Secretaria de Desenvolvimento Social de Iturama promoverão a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no dia 27 de julho, às 13h, no Plenário da Câmara Municipal - Idvaldo Soares -, na Avenida Prefeito Juca Pádua, número 235, bairro Lielem.

A proposta visa discutir o temário proposto pelo Conselho Nacional dos Direitos do Idoso - promovendo ampla reflexão -, definir propostas a serem encaminhadas à Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e levantar outros temas de interesse da população idosa do município.

“Desta forma poderemos subsidiar o governo do município e o Conselho Municipal do Idoso na adoção de políticas públicas específicas. A meta é também eleger os delegados que participarão da III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa”, explicam a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Elizamar José de Oliveira, e o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Rogério de Oliveira Freitas.

Tema

Conforme definição do Conselho Nacional do Idoso, o evento terá como tema geral “O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno” e será abordado em cinco eixos:

- Envelhecimento e políticas de estado: pactuar caminhos intersetoriais;

- Pessoa idosa: protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos;

- Fortalecimento e integração dos conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos;

- Diretrizes orçamentárias, plano integrado e orçamento público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios: conhecer para exigir, exigir para incluir e fiscalizar;

- Avaliação do impacto das últimas conferências nacional e estadual dos direitos da pessoa idosa.

Serão eleitos como delegados da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa: um representante da sociedade civil, uma pessoa indicada pelo Executivo Municipal e um representante com idade de 60 anos ou mais.

Comissão

Para a realização do evento foi instituída a comissão organizadora da I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Iturama que tem Leda Terezinha de Freitas Silva como presidente; Ivani Batista da Silva, vice-presidente; e Keila Aparecida Batista, secretária. Já a Comissão de Apoio é formada por integrantes do Conselho Municipal do Idoso, equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e voluntários.

Serviço:

I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa