Lançada 3.ª edição da Cavalgada Santa Rosa de Lima

Evento será realizado em 17 de julho com inscrições gratuitas e percurso nas áreas rural e urbana

Foto: Aldair de Lima

Burrinho_088

Prefeito Cláudio Burrinho lança 3.ª edição da Cavalgada

A 3.ª edição da Cavalgada Santa Rosa de Lima foi lançada na manhã desta sexta-feira, 3 de junho, na Prefeitura de Iturama, pelo prefeito Cláudio Burrinho e por integrantes das entidades parceiras do evento: Sindicato dos Produtores Rurais e Comitiva Santa Rosa de Lima. Uma das grandes novidades para este ano é que não haverá a cobrança de inscrição e nem do almoço que será servido aos cavaleiros participantes.

A Cavalgada será no dia 17 de julho, com saídas às 9h da Fazenda Bela Vista (ao lado da seringueira do Osvaldo da Gráfica) e chegada prevista para 13h no Sindicato dos Produtores Rurais, no Parque de Exposições “Edilson Lamartine Mendes” – um percurso de 12 quilômetros em circuitos rural e urbano.

Nesta sexta-feira foram divulgados quatro locais para inscrições, que deverão ser abertas na quarta-feira, dia 8 de junho: Mini-Mercado Santa Rosa, A Pecuarista, Sindicato dos Produtores Rurais e Sicoob-Credirama. A compra de camisas para a Cavalgada é opcional e os participantes poderão encomendar a peça até o dia 20 deste mês – na Milinha Confecções -, por um custo de R$ 50.

“Pela não cobrança das inscrições, acreditamos que neste ano teremos a participação de cerca de 2 mil cavaleiros. Trabalhamos para resgatar e manter viva a tradição das cavalgadas em Iturama e temos conseguido desde quando retomamos a realização do evento, em 2009. De lá para cá o número de integrantes é crescente”, considera do prefeito.

Cláudio Burrinho lembra que a Cavalgada é um evento que tradicionalmente antecede a Exporama, que neste ano chega à 36.ª edição. “Temos de ressaltar a nossa Exposição Agropecuária que também é realizada com portões abertos para o público, um dos maiores eventos do gênero sem a cobrança de ingressos. A Cavalgada será realizada em um domingo e na quarta-feira seguinte, dia 20 de julho, a Exporama será aberta com a apresentação de Eduardo Costa.” No dia 21 se apresentarão Gian e Giovani; no dia 22, Chrystian & Ralf; e no dia 23, João Carreiro e Capataz.

O presidente da Comitiva Santa Rosa de Lima, Rafael Carlos Chagas, considerou que nesta edição o percurso da Cavalgada volta a incluir o trajeto em área rural pela reivindicação dos participantes da edição anterior, apenas realizada no circuito urbano. “Vejo que neste ponto também é importante manter a tradição.”

Sebastião Santa Rosa, que integra a Comitiva, diz apostar que a Cavalgada deste ano será um grande sucesso de público. “Contamos com a participação de todos para manter esta tradição viva. Participei das últimas duas edições e sei que o público tem sido crescente. Neste ano, além da retomada do percurso rural, as inscrições serão gratuitas. As fichas apenas deverão ser preenchidas para que saibamos a quantidade de alimentos que serão servidos no almoço.”

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Iturama, Edivaldo Pádua de Lima, o Tibil, evidenciou a não cobrança de ingressos para as participações na Cavalgada e Exporama. “Nossa meta é mantermos a tradição e oferecer condições para que todos da sociedade participem.”

Também participaram do lançamento o padre Cidinho, Éder de Queiroz Ferreira (Sindicato Rural), Sérgio Machado (Sicoob-Credirama), Genivaldo Vermelho (responsável pela alimentação), os integrantes da Comitiva Betão e Vinícius Silva Barbosa e representantes da imprensa de Iturama.  O evento tem o apoio da Câmara Municipal de Iturama.

Elizandra Manfrim Magossi