Prefeito de Iturama faz balanço do Carnafolia e anuncia início de série de obras

Cláudio Burrinho considera que Carnaval 2011 foi sucesso de público e divulga início da recuperação de mais 30 km de asfalto e a pavimentação de importantes bairros

Carnaval_2011_866

Foto: Aldair de Lima

O prefeito de Iturama, Cláudio Burrinho, reuniu a imprensa de Iturama na manhã desta quinta-feira, dia 10 de março, em seu gabinete, quando divulgou o balanço positivo do Carnafolia 2011 – Um Furacão de Alegria, festa com portões abertos realizada pela Prefeitura, com o apoio da Câmara Municipal, entre os dias 4 e 8 deste mês. Na oportunidade, falou sobre uma série de obras para melhorar o fluxo de veículos em Iturama, inclusive com a recuperação de mais cerca de 30 quilômetros de asfalto.

A expectativa de público, cerca de 22 mil foliões por noite, foi atingida mesmo com as chuvas registradas durante praticamente toda a festa. “O Carnaval é uma grande festa popular que em Iturama tem sido realizada com portões abertos para que toda a comunidade possa participar. Além do grande público, o evento foi realizado sem o registro de ocorrência, amplamente seguro.”

Cláudio Burrinho agradeceu a todos os envolvidos na realização do Carnafolia 2011. “Foi uma festa maravilhosa, com muita diversão e segurança para toda a família. Quero parabenizar o trabalho daqueles que não medem esforços para que nosso Carnaval firme-se cada vez mais como um dos melhores de toda a região.”

O presidente da Comissão do Carnafolia 2011 – Um Furacão de Alegria, Osmar de Oliveira Rodrigues, divulgou os blocos vencedores da edição 2011, após a avaliação de quesitos como animação, originalidade e organização. “Em primeiro lugar ficaram os integrantes do bloco As Piriguetes (R$ 3 mil); em segundo, Os Kazecas (R$ 2 mil); em terceiro, A Grande Família Ribeiro (R$ 1 mil); e, em quarto, Impacto Folia (R$ 500).”

Obras

Durante a coletiva, entre as obras ressaltadas por Cláudio Burrinho para serem iniciadas assim que o período de chuvas passar estão a travessia entre a rua Ituiutaba e Recanto dos Lagos, pavimentação do bairro Amazonas e outras localidades, o recapeamento de mais áreas centrais e a recuperação das estradas rurais e ruas do Distrito de Alexandrita.

“Assim que o tempo nos der condições, vamos começar as obras citadas, inclusive todas autorizadas. No Amazonas, são investidos R$ 7 milhões, pelo Novo Somma, sendo que R$ 2 milhões são recursos da Prefeitura. Pelo Novo Somma 2, vamos incluir no serviço de pavimentação outras localidades como ‘108 Casas’, ‘200 Casas’, ’60 Casas’ e Santa Helena, investimento de R$ 5 milhões. Já recuperamos cerca de 30 quilômetros de asfalto nos dois primeiros anos de gestão e outros 30 km deverão ser restaurados. Nossa meta é que Iturama tenha 100% de asfalto de boa qualidade, o que tornará o fluxo mais tranqüilo em toda a cidade.”

Em entrevista, o gerente geral da Copasa, João Batista Donizete Barbosa, falou sobre o serviço de ligação de ramais de água e esgoto no Amazonas e no Distrito - medida que deve anteceder a pavimentação para que a capa asfáltica não precise ser cortada para eventuais novas ligações. “A meta é que até o dia 19 o trabalho seja finalizado no bairro Amazonas e até o dia 30 em Alexandrita”, explica Barbosa.

Murilo Souza, engenheiro da Araguaia Engenharia, empresa responsável pelas obras de pavimentação no Amazonas e em Alexandrita, informou que as equipes, juntamente com maquinários, estão preparadas para iniciar ambas as obras. “No Amazonas apenas aguardamos as condições favoráveis do clima e a finalização das ligações dos ramais de água e esgoto. Em Alexandrita, o recapeamento deverá ser iniciado em abril.”

Creche

Durante a coletiva, o prefeito abordou ainda a parceria com a Creche Deus Menino. Na presença da recém-empossada presidente da entidade, Irene de Oliveira Silva Martins, parabenizou toda a diretoria pelo trabalho realizado.

“As portas da Prefeitura de Iturama estão abertas para auxiliar a entidade, sempre com o respaldo que encontramos do Poder Legislativo.” Irene, por sua vez, lembrou que há dez anos presta serviço voluntário à entidade. “Sem o apoio da Prefeitura não conseguiríamos manter o padrão de atendimento. Isso é muito importante para nós.”

Elizandra Manfrim Magossi