Prefeito aponta fatores favoráveis ao desenvolvimento econômico de Iturama

Em programa semanal, Cláudio Burrinho volta a ressaltar momento de crescimento que tem atraído novos investidores

Foto: Aldair de Lima

Fotos_Prefeitura_581

Primeiro Distrito Industrial de Iturama terá área de 193.600,00 m²

Temas relacionados ao desenvolvimento econômico de Iturama foram ressaltados pelo prefeito de Iturama, Cláudio Burrinho, nesta segunda-feira, dia 11 de abril, no Programa Bom Dia Prefeito, oportunidade pela qual voltou a destacar o momento positivo verificado no município em decorrência de fatores como as parcerias público-privadas e a abertura para o trabalho conjunto com parlamentares que integram diferentes partidos.

Inicialmente, o prefeito citou a retomada do investimento de fortes grupos em Iturama, entre os quais dois que tinham fechados as unidades em Iturama havia cerca de dez anos. “Isto reflete o bom relacionamento da Administração Municipal com representantes dos setores públicos e privados, com parlamentares, clubes de serviço e empresários de diferentes ramos.” Segundo o prefeito, este cenário de integração possibilita mais segurança aos investidores, não apenas para os que voltam à cidade, mas ainda para os que buscam expandir seus negócios para o Pontal do Triângulo Mineiro.

Quando o assunto é o desenvolvimento econômico, um dos grandes projetos da atual Administração Municipal apontados por Cláudio Burrinho é a implantação do primeiro Distrito Industrial de Iturama, em uma área de 193.600,00 metros quadrados, com toda a infra-estrutura (ligações de água e energia e asfalto) para a instalação de empresas – viabilizado pela integração entre a Prefeitura de Iturama, Copasa, Itutec e Cemig.

A área fica próxima ao Aeroporto Aureliano Chaves de Mendonça e a estimativa é que inclua aproximadamente 140 lotes, com cessões para impulsionar a abertura de mais negócios. “O projeto está em fase bem adiantada, inclusive com a denominação já aprovada pela Câmara Municipal – ‘Alceu Correa de Queiroz’, profissional que há 50 anos atua no ramo farmacêutico em Iturama. Esta é uma iniciativa que vai estimular a geração de empregos e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade.”

A extensão da Ferrovia Norte/Sul também foi citada pelo prefeito como uma obra impulsionadora de novos empregos e do desenvolvimento econômico. “A iniciativa, sem dúvidas, vem de encontro à proposta do Governo Municipal de criar vagas de acordo com a demanda em Iturama e até mesmo na região. Além dos trabalhadores que atuarão diretamente na obra de extensão da linha férrea, temos de considerar o aquecimento nos setores hoteleiro, de restaurante, construção civil e imobiliário.”

Turismo de Eventos

Durante o programa desta segunda-feira, o prefeito falou também da importância do turismo de eventos para o desenvolvimento, lembrando que a cada real investido, cinco são revertidos ao município. “Em Iturama podemos citar três eventos que têm atraído grandes públicos, que são o Carnafolia, a Exporama e a Feira Cultural Iturama e Região Mostram seus Talentos. São grandes iniciativas para que as pessoas do nosso município possam mostrar seus produtos e potencialidades. Temos de considerar ainda o desenvolvimento social porque são eventos realizados gratuitamente para que as famílias de baixa renda possam participar.”

Educação

O fator educação foi ressaltado por Cláudio Burrinho como um dos principais para o desenvolvimento de uma nação. “Na última sexta-feira, 8 de abril, reinauguramos duas escolas municipais e, em dois anos, atingimos o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de países de primeiro mundo. Também investimos no ensino superior e técnico. São 500 bolsas de estudo e transporte para os universitários. Há cerca de 20 anos fiz odontologia e sei das dificuldades que tive para cursar o ensino superior. Hoje podemos dizer que os moradores de Iturama e Alexandrita têm acesso mais facilitado à universidade. Com mais capacitação poderão concorrer de forma igualitária a uma vaga no mercado de trabalho e terão mais segurança no convívio social.”

Elizandra Manfrim Magossi