Décima primeira edição da Feira Cultural terá 20 horas de espetáculos

Entre os dias 30 de abril e 1.º de maio, comunidade poderá acompanhar apresentações de teatro, dança, música e atividades formativas, tudo de graça

Sem_ttulo

Cia de Dança Balé de Rua, da cidade de Uberlândia

Iturama prepara-se para ser a capital da cultura, do artesanato e do entretenimento nos próximos dias 30 de abril e 1.º de maio, quando será realizada a XI Feira Cultural “ITURAMA E REGIÃO MOSTRAM SEUS TALENTOS”, com 20 horas de espetáculos. Entre as apresentações, teatro, dança, música e atividades formativas, todas ao ar livre, na Praça do Santuário, entre 9h e 21h.

A abertura oficial está marcada para 9h do dia 30, após uma missa em Ação de Graças ao Dia do Trabalhador e exibição da Banda Municipal Santa Rosa.

A Feira é considerada um mega evento de interiorização da cultura que oferece atrações gratuitas e diversificadas, além da integração de expositores que mostram uma multiplicidade de artesanatos e estandes de alimentação permanentes nos dois dias do evento. Segundo estimativas do secretário municipal da Cultural de Iturama, Romes Damacena, 15 mil pessoas são esperadas.

“Como nas últimas edições que realizamos, neste ano as atrações foram pensadas para agradar públicos de faixa etária e gostos diferentes. Entre os destaques podemos citar a Cia de Dança Balé de Rua, da cidade de Uberlândia, uma companhia reconhecida internacionalmente que faz um maravilhoso trabalho com jovens.”

O secretário ainda ressaltou a participação dos grupos de Iturama, Uberaba, Frutal, Ituiutaba e Limeira do Oeste. “Somente de Iturama serão 15 apresentações divididas entre os dias de evento, com muita música, performances e intervenções, cênicas e vários outros espetáculos, tudo organizado para que a comunidade tenha acesso gratuito à cultura e entretenimento de qualidade.”

Damacena lembra que neste ano a decoração da Praça do Santuário focará o trabalho de patchwork. “Tanto as pessoas que olharem de cima quanto as que olharem de baixo verão uma grande colcha de retalhos cobrindo a Praça do santuário. Os cartazes e panfletos também foram confeccionados partindo do trabalho artesanal, com recortes formando um todo e ressaltando as nossas tradições - buscamos criar uma identidade cultural. Agradeço toda a minha equipe e, especialmente, ao prefeito Cláudio Burrinho pela atenção que tem dispensado à cultura. A população não pode deixar de participar desta festa maravilhosa.”

Inscrições

O secretário lembra que esta sexta-feira, dia 15 de abril, será o último dia para inscrições de expositores que atuarão na feira. Eles devem procurar a equipe da Secretaria, na rua Frutal, número 1.047, Centro de Iturama, das  8h às 11h e das 13h às 18h. “No dia 20 realizaremos uma reunião com todos eles para a definição dos detalhes e delimitação dos estandes.”

XI Feira Cultural “ITURAMA E REGIÃO MOSTRAM SEUS TALENTOS”

30 de Abril

8h - Missa em Ação de Graças ao Dia do Trabalhador (Santuário)

9h - Apresentação da Banda Municipal Santa Rosa - Iturama

Abertura Oficial

Apoteose de Abertura "Dança e Percussão", Balé de Rua - Uberlândia

10h - Performance Cênica "Poesia Ambulante", Núcleo Juvenil de Teatro da Divisão de Cultura - Iturama

11h - Teatro: Espetáculo "Faz de Conta", Grupo Todo Um de Teatro - Uberaba

15h - Performance Cênica "Poesia Ambulante", Núcleo Juvenil de Teatro da Divisão de Cultura - Iturama

16h - Intervenção Cênica "Afinal o que é ser Mineiro?", Núcleo Juvenil de Teatro da Divisão de Cultura - Iturama

17h - Show musical com a Banda Two Roots - Iturama

18h - Teatro: Espetáculo "Faz de Conta", Grupo Todo Um de Teatro - Uberaba

19h - Apresentação da Banda Municipal Santa Rosa - Iturama

20h - Dança "Patchwork", Núcleo de Dança da Divisão de Cultura - Iturama

21h - Espetáculo "E Agora José?", Cia de Dança Balé de Rua - Uberlândia

22h - Show Musical com Ítalo e Rafael (Acústico) - Iturama

1.º de Maio

9h - Reabertura da Exposição de Artesanato e Artes Visuais

10h - Atividade Formativa: Workshop de Street Dance, com o professor Demétrius Garcia, Grupo 3.º Millennium - Frutal

11h - Teatro: Espetáculo "Os Pakalikas", Grupo Os 4 Incena - Ituiutaba

13h - Atividade Formativa: Oficina "Levando o Riso a Sério", Grupo Os 4 Incena - Ituiutaba

15h - Performance Musical - "Quarteto de Sax, Banda santa Rosa - Iturama

Performance Cênica "Pequenos Drummonds", Núcleo Infantil de Teatro da Divisão de Cultura - Iturama

16h - Apresentação de dança - Baby Class, Ballet e Jazz, Núcleo de dança da Divisão de Cultura - Iturama

"Dança da Boneca", Grupo de Dança Enigma - Limeira do Oeste.

17h - Show Musical com Mari e Ana Ritz - Frutal

18h - Performance de Street Dance, Grupo 3.º Millennium - Frutal

Teatro: Espetáculo "Os Pakalikas", Grupo Os 4 Incena - Ituiutaba

20h - Dança de Rua; Grupo Arte de Rua - Iturama

Ginástica Acrobática: Grupo Enigma - Limeira do Oeste

Teatro - Musical "Beth Balanço", Fundação Credirama Viva - Iturama

Espetáculo de Street Dance "Break Dwn e Urban Style", Grupo 3.º Millennium - Frutal

21h - Show Musical com Marcos Guerra (Acústico) - Iturama.

Elizandra Manfrim Magossi