Nova etapa de recapeamento começa nesta semana

DSC_5550.jpg

Infraestrutura

Aelton, Burrinho e Olegário anunciam recursos de R$2.233.196,54 para novo asfalto das Avenidas Caiapó, Cônego Osório, Mato Grosso entre outras

O prefeito de Iturama, Cláudio Tomaz de Freitas, Cláudio Burrinho já havia adiantado em coletiva à imprensa mais emenda parlamentar do deputado federal Aelton Freitas para nova etapa de pavimentação asfáltica beneficiando as Avenidas Cônego Osório, Caiapó, Pontal, Mato Grosso entre outras.

Na quarta-feira, dia 3, o próprio deputado em visita a cidade confirmou a informação. “Conseguimos mais um repasse do Ministério das Cidades no valor de R$ 2.174.400,00 com a contrapartida municipal de R$ 58.796,54,” detalhou o parlamentar.

Este pacote de investimento previsto para iniciar nesta semana se junta as obras de infraestrutura em andamento (ruas Vinte Sete de Dezembro, Rio Paranaíba, bairro Boa Vista e demais) totalizando R$ 4.327.620,00 de recursos financeiros liberados pelo órgão através do trabalho do deputado.

A pauta do dia também destacou a visita da reitora da UFTM –Universidade Federal do Triângulo Mineiro, a Prof. Dr. Ana Lúcia Assis Simões e do Pró-Reitor de Ensino Prof. Dr. Wagner Roberto Batista. Ambos vieram à cidade para acompanhar as atividades do Campus Universitário na cidade. Na oportunidade, eles confirmaram o que o prefeito e o diretor Pró Têmpore, Fabrício Anibal Corradini já tinham anunciado: a implantação do curso de Agronomia para 2016.

Segundo ela, a inclusão deste curso vai representar um grande passo para a cidade que é voltada ao agronegócio. “Ele irá somar aos dois que já temos e agregar sem dúvida novas oportunidades para os jovens estudantes e trará a possibilidade de contribuir com a vocação da região,” garantiu.

O deputado concordou com opinião da reitora. “Melhor quesito para uma cidade ser polo, é ser referência em educação e Iturama está se tornando” complementou o parlamentar que é engenheiro agrônomo e não teve a chance de ficar na cidade para frequentar o ensino superior.

Os dois destacaram ainda o trabalho da Prefeitura de Iturama desde a implantação e agora no anúncio do novo curso. “Temos tido apoio incondicional da Administração,” disse a reitora. “Burrinho, Olegário e a Câmara de Vereadores se desdobraram para a concretização deste projeto, bem como o ex-reitor Virmondes ao qual tenho muito que agradecer,” lembrou.

A presidente da Casa de Leis de Iturama, Ana Lúcia Menezes Santos apontou a valorização da cidade com estes projetos (Obras e UFTM). “Isso nos coloca em posição bastante privilegiada. O prefeito e o vice estão aproveitando todos os recursos e tornando a cidade em um lugar diferenciado,” avaliou.

Burrinho, por sua vez, agradeceu as parcerias com os parlamentares, empresários e Câmara para dar andamento as ações no município considerando as dificuldades enfrentadas pela Administração com a queda de receita.

Concurso e reestruturação

Burrinho concluiu a coletiva falando do concurso público e algumas medidas administrativas para equilibrar as contas do Município. “Firmamos um TAC com Ministério Público e a partir da data de hoje (dia 3) informamos que a FUMARC PUC de Minas já foi contratada para realizar um certame nos próximos dias,” anunciou o gestor confirmando o concurso público para este ano.

Quanto à reestruturação do quadro de funcionários ele explica o que deve ser feito. “Dentro do nosso planejamento vamos enxugar o setor de prestadores de serviço. Espero a compreensão de todos e que seja uma coisa transitória,” analisou.

Segundo ele a decisão foi necessária devido a queda de aproximadamente 400 mil na receita do Governo Municipal. Em contrapartida, as despesas aumentaram de 10% a 15% no ano. “Estas medidas precisam ser necessárias para que o município consiga caminhar, esperamos que este momento passe,” avaliou.

Da Assessoria