Cavalgada será realizada no aniversário da cidade

DSC_5408.jpg

Iturama

Evento acontece no dia 23 de agosto, data em que Iturama comemora 67 anos de emancipação política

A mudança na data da Cavalgada “Iturama em Comitiva Relembrando as Estradas Boiadeiras” do dia 12 de julho para 23 de agosto e na organização vão resultar em uma das melhores edições do evento, de acordo com presidente da comissão e da comitiva Santa Rosa de Lima, Rafael Carlos Chagas e do prefeito Cláudio Tomaz de Freitas, Cláudio Burrinho.

A realização do evento no dia em que o município comemora aniversário era um desejo da comissão, mas que não era possível nos anos anteriores devido a cavalgada anteceder a festa agropecuária da cidade que, este ano, o Sindicato dos Produtores Rurais de Iturama (SPRI) afirmou não ter condições de fazer.

Com esta confirmação, os organizadores e entidades envolvidas anunciaram então a nova data e mudanças importantes na estrutura do evento. “Decidimos para segurança de todos que só serão permitidos os participantes em comitivas”, adiantou Chagas.

Esta decisão foi tomada em reunião entre os responsáveis pela cavalgada, Polícias Militar, Meio Ambiente e Trânsito, Corpo de Bombeiros, SPRI e Aprai (Associação Protetora dos Animais de Iturama). Todos reconheceram que a medida vai evitar incidentes com participantes e animais.

No que se refere às inscrições, Chagas disse que está analisando se deve ser feita como nas edições anteriores (momentos antes do evento) ou antecipadamente. Entretanto, sobre o almoço não houve nenhuma alteração. “Teremos feijão gordo, vaca atolada e arroz carreteiro. Tudo gratuito aos participantes graças às comitivas Santa Rita de Alexandrita e Santa Rosa de Lima”, acrescentou Helio Correia, responsável pelo preparo da comida.

Para Burrinho, as mudanças foram importantes já que o evento reúne mais de mil cavaleiros. “Isso é para fazermos uma festividade de maior qualidade e conforto para as famílias, e mantemos também atenção com os animais”, avaliou ele anunciando que a saída para o percurso de 13 quilômetros, este ano, será da chácara do Sr. Abdair, local de fácil acesso.

A reestruturação no evento foi um dos pontos mais discutidos pelos envolvidos na cavalgada. “Fizemos trabalho de acompanhamento e coletamos muitas imagens e após reunião prévia vimos a necessidade de restringir a participação aos grupos”, expressou um dos responsáveis pela Aprai, tenente- coronel Ubiratan.

E, para acompanhar o cumprimento desta decisão, o subcomandante da 3ª Cia de Polícia de Iturama, Capitão Júlio César Jacometti resumiu como será o trabalho dos militares. “Teremos o máximo do efetivo, inclusive trabalhando em horário extra para colhermos um saldo positivo. Vamos coibir todos os excessos,” pontuou ele se referindo as pessoas embriagadas na condução de animais e veículos.

O comandante do Corpo de Bombeiros Deillon Gonçalves Ferreira falou sobre a participação do pelotão pela primeira vez. “Vamos colaborar em diversas frentes dando segurança para as pessoas e orientando os cavaleiros. Iremos participar do ínicio ao fim.”

Como o percurso final é no parque de exposições Edilson Lamartine Mendes e passa pela MG 255, a polícia de Meio Ambiente e Trânsito também estará mobilizada. “Tivemos empecilhos nos eventos anteriores como pessoas embriagadas, estaremos presentes e a nossa orientação é que eles (participantes) tenham muita cautela”, pediu o comandante do 7º pelotão, sargento Vandevaldo José de Oliveira.

Da Assessoria

Fotos: Aldair Lima∕Marcos Antônio