Palestrante notou avanço na Assistência Social de Iturama

Assistência Social

Afirmativa foi baseada após constatar consolidação dos Cras, Creas e da gestão da pasta voltada aos moradores em situação de vulnerabilidade e risco

Durante a X Conferência Municipal de Assistência Social de Iturama, realizada no Salão Garden entre os dias 9 e 10, a palestrante convidada Maria Juanita Godinho Pimenta disse que a Assistência Social de Iturama avançou nos últimos anos. Segundo ela, a instalação dos Cras (Centro de Referência da Assistência Social), do Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) e da gestão da pasta foram os principais responsáveis por esta consolidação.

Atual consultora técnica da Federação das APAES (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do Estado de Minas Gerais, Maria Juanita soma em seu currículo ampla experiência na área e focou sua explanação no tema “Consolidar o Suas (Sistema Único de Assistência Social) de vez rumo a 2026”.

“Subsidiamos as tiragens das deliberações que vão servir para os próximos 10 anos da política do município. Devemos mobilizar os participantes para avaliar o trabalho do município, se ele está atendendo a população se é realmente o que ela está demandando da Prefeitura no cumprimento de seu papel no estado.”

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Rogério Freitas Oliveira a observação positiva feita por ela se deve ao comprometimento da equipe em buscar recursos e desenvolver ações que atendam os moradores em situação de vulnerabilidade social. A conferência é realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) presidido pela funcionária pública Maria Francisca dos Santos.

A edição 2015 debateu cinco plenárias temáticas: Dignidade Humana e Justiça Social: princípios fundamentais para o consolidação do SUAS; Participação social como fundamento do SUAS; Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS Público e Republicano; Qualificação do Trabalho no SUAS e Assistência Social é direito.

Finalizado o evento com a eleição dos novos delegados, as questões apontadas devem ser encaminhadas para o Conselho Estadual contendo análise qualitativa de cada eixo, relacionando as deliberações das propostas novas e as recomendações.

Apresentações

No cronograma do evento municipal houve a inclusão de apresentações artísticas dentre elas a participação dos integrantes dos Cras Amazonas, Bom Sucesso, Grupo Conviver, escola de música Beethoven e do pequeno Enrique Gabriel Queiroz de Freitas de apenas 8 anos tocando viola.

DA ASSESSORIA

Fotos: Aldair Lima∕Marcos Antônio