Ministério da Saúde prorroga segunda etapa de vacinação

O Ministério da Saúde prorrogou a segunda etapa da vacinação contra a gripe H1N1 até o dia 23 de abril. Com isso, gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos e doentes crônicos podem ser vacinados juntamente com jovens de 20 a 29 anos – público-alvo da terceira etapa, iniciada nesta segunda-feira. Em Iturama, como em todo o território nacional, a comunidade é atendida pelo sistema público de Saúde. No município as doses são ministradas nas Unidades Básicas, mantidas pela Prefeitura.

 

Nas UBSs Tiradentes e Alexandrita o atendimento é feito nos períodos da manhã e da tarde nos dias úteis. Já nas demais, a imunização ocorre pela manhã (também somente nos dias úteis). No dia 10 de abril, um sábado, haverá um dos dias “D” da campanha: as Unidades Básicas atenderão a comunidade das 8h às 17h.Segundo dados do Ministério da Saúde, com a prorrogação da segunda fase até 23 de abril, todas as grávidas, independentemente do período de gestação, que ainda não se vacinaram, devem tomar a vacina.
As mulheres que engravidarem após o fim da terceira etapa poderão se imunizar nas fases seguintes. Não é necessário apresentar atestado médico para comprovar a gravidez.A quarta etapa, entre 24 de abril a 7 de maio, terá como público-alvo as pessoas com 60 anos ou mais e as gestantes continuarão sendo imunizadas. O período também terá um dia “D”: será no primeiro dia da respectiva etapa (sábado – 24 de abril), quando as equipes de saúde atenderão das 8h às 17h.
O período coincidirá com a campanha sazonal de imunização contra a gripe.Entre os dias 10 e 21 de maio, a iniciativa ficará voltada para imunizar adultos com idade entre 30 a 39 anos.
Assessoria de Comunicação
Elizandra Manfrim Magossi
Tel: (34) 3411 9512
e-mail: