Influenza A - Iturama inicia terceira etapa de imunização

Nova fase é voltada para vacinar pessoas com idade entre 20 e 29 anos e gestantes; doses gratuitas são ministradas nas Unidades Básicas de Saúde 
A terceira etapa da vacinação contra a Influenza A (H1N1) - também conhecida como gripe suína -, foi iniciada em Iturama nesta segunda-feira. A imunização pela fase específica, que será estendida até o dia 23 de abril, é voltada para pessoas com idade entre 20 e 29 anos e gestantes, que devem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde de Iturama para receber a vacina gratuitamente. No município deverão ser imunizadas 15.885 pessoas em cinco etapas definidas pelo Ministério da Saúde. 
Nas UBSs Tiradentes e Alexandrita o atendimento é feito nos períodos da manhã e da tarde em todos os dias úteis. Já nas demais, a imunização é feita pela manhã (também nos dias úteis). No dia 10 de abril, um sábado, haverá um dos dias “D” da campanha: todas as Unidades Básicas atenderão a comunidade no horário das 8h às 17h.
“Nas duas primeiras etapas conseguimos cumprir nossas metas porque a comunidade tem nos procurado. A idéia é possibilitar uma ampla cobertura contra a Influenza A, o que estamos preparados para fazer”, diz a enfermeira coordenadora das UBSs de Iturama, Silma Aparecida de Freitas Souza. A segunda etapa de imunização, voltada para as gestantes, crianças com idade entre 6 meses e dois anos e população com doenças crônicas de base foi estendida pelo Ministério da Saúde até o dia 23 em todo o Brasil. Já a primeira foi realizada entre  19 de março e voltada para trabalhadores da área da saúde envolvidos na resposta da pandemia. 
4.ª etapa
A quarta etapa, entre 24 de abril a 7 de maio, terá como público alvo as pessoas com 60 anos ou mais e as gestantes continuarão sendo imunizadas. O período também terá um dia “D”: será no primeiro dia da respectiva etapa (sábado – 24 de abril), quando as equipes de saúde atenderão das 8h às 17h. O período coincidirá com a campanha sazonal de imunização contra a gripe.
5.ª etapa
Entre os dias 10 e 21 de maio, a iniciativa ficará voltada para imunizar adultos com idade entre  39 anos. “É importante lembrar que a população deve procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência com o cartão de vacinação”, ressalta Silma.  
Campanha de Imunização contra a Influenza A: 
Terceira etapa – de  23 de abril, voltada para pessoas com idade entre  29 anos e gestantes. No dia 10 de abril, um sábado, haverá o dia “D” da campanha;
Quarta etapa – 24 de abril a 7 de maio, para imunizar aqueles com 60 anos ou mais e também as gestantes. O dia “D” será no primeiro dia da respectiva etapa - sábado – 24 de abril. O período também coincidirá com a campanha sazonal de imunização contra a gripe.
Quinta etapa –  21 de maio, direcionada aos adultos com idade entre  39 anos.
Assessoria de Comunicação
Elizandra Manfrim Magossi
Tel: (34) 3411 9512
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.