IPTU/ITU - Contribuinte tem até o dia 12 para obter 20% de desconto

Aqueles que optarem por 10 de maio para quitar impostos em cota única terão percentual de 10%
 Equipes dos Correios devem finalizar nesta semana a entrega dos carnês a contribuintes de Iturama para o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ITU (Imposto Territorial Urbano). Para aqueles que optarem pela cota única, com direito a 20% de desconto, o pagamento deve ser feito até o dia 12 de abril, data também do vencimento da primeira parcela. Já no dia estabelecido para o pagamento da segunda parcela, 10 de maio, os que anteciparem as demais terão 10% de abatimento - o que não inclui taxas de conservação asfáltica e de coleta de lixo.
Os aposentados que comprovarem renda mensal de até dois salários mínimos e a escritura de imóvel único terão um abatimento de 90% no pagamento em cota única. O percentual de reajuste dos impostos para este ano é de 3,92%, percentual definido de acordo com a correção do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Segundo lembra o encarregado pelo setor de Cadastro Tributário da Prefeitura de Iturama, Marco Túlio de Souza, 100% dos valores arrecadados ficam no município para a realização de obras e investimentos no setor da Educação, por exemplo.
“Dispensamos uma atenção especial aos contribuintes para que possam sanar qualquer tipo de dúvida. Basta que nos procurar aqui no setor de Cadastro. É importante que todos entendam a importância do pagamento deste imposto para o desenvolvimento do município.”
Pagamentos
Os contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado devem ficar atentos às datas de vencimento que são, além da primeira (12 de abril) e segunda (10 de maio): 11 de junho (3.ª parcela); 12 de julho (4.ª parcela); 10 de agosto (5.ª parcela) e 10 de setembro (6.ª e última parcela). “Aqueles que não receberem os carnês em suas residências deverão procurar a agência dos Correios. Os contribuintes donos de terrenos que não informaram local para a entrega deverão fazer a retirada no setor de Cadastro da Prefeitura no horário das 12h às 18h.
“IPTU Gera Prêmios”
No dia 23 de agosto, data do aniversário de emancipação de Iturama, juntamente com as festividades, serão realizados os sorteios pela promoção “IPTU Gera Prêmios”, da qual podem participar todos os contribuintes em dia com os cofres públicos. Serão sorteados cerca de R$ 20 mil em prêmios. “Mesmo aqueles com dívidas vencidas, mas reparceladas e com o pagamento das parcelas em dia poderão concorrer”, lembra Marco Túlio.
Os contemplados serão conhecidos por meio de sorteios dos números impressos nos carnês, que são sequenciais. Os prêmios serão uma moto zero quilômetro CG 125 cilindradas, duas geladeiras, cinco bicicletas, duas TVs LCD 32 polegadas, dois notebooks, quatro câmeras digitais, cinco aparelhos de DVD, quatro micros system e cinco liquidificadores. Outras informações pelos telefones (34) 3411 9549 ou (34) 3411 9520.
Datas de vencimento do IPTU e ITU:
1.ª parcela ou pagamento de cota única – 12 de abril
2.ª parcela - 10 de maio