Meu Lar- Sessenta famílias realizam o sonho da casa própria

Mutuários e prefeito Cláudio Burrinho assinaram contratos na noite desta quinta

Aline Carvalho

IMG_8252

Ivonete de Jesus Pereira, Ivete Maria de Jesus e Jesus Francisco da Silva não têm em comum apenas parte do nome. Na noite desta quinta-feira realizaram um antigo sonho: juntamente com outros 57 ituramenses, eles assinaram os contratos que garantem a casa própria depois de anos de luta.

A iniciativa tem ampla parceria da Prefeitura de Iturama pelo Projeto Meu Lar, por meio do qual a Administração Municipal fez a doação dos terrenos para as novas construções e agilizou todo o processo de cadastramento, pesquisa sócio-econômica, triagem e contato com os beneficiários para a formalização dos contratos. As famílias beneficiadas são as com renda entre um e três salários mínimos e que já tiveram a documentação aprovada.

IMG_8171

Visivelmente emocionada, Ivonete, a primeira mutuaria a assinar o contrato, disse ser esta a oportunidade que esperava há anos para sair do aluguel, atualmente no valor de R$ 220. “Esse dinheiro faz muito falta para mim e para meus três filhos. Agora, tenho certeza que com a economia que faremos nossa vida vai melhorar bastante. Esta é uma oportunidade que veio em uma hora que a gente precisa. Estou muito feliz.” As parcelas mensais da casa nova sairão por menos da metade do aluguel: R$ 105.

IMG_8256

Ivete Maria disse que a informação de que teria a casa própria foi acompanhada de muita emoção. “Foi na manhã desta quarta-feira que soube que assinaria o contrato na noite de quinta. Não dormi de tanta emoção e expectativa pela oportunidade de garantir minha casa. Primeiramente, quero agradecer a Deus e depois o prefeito Cláudio Burrinho, o vice Anderson Golfão e o secretário Tércio Araújo que foi até a minha casa com a notícia que eu esperava há anos.” Atualmente, ela mora no fundo da casa da mãe com uma irmã. “Construí um barraco no quintal da minha mãe. A oportunidade concreta de ter minha casa é uma sensação maravilhosa.”

IMG_8275

O senhor Jesus Francisco lembra que, há 56 anos, ter uma casa era o seu maior sonho. “Entrava e saía administração e mesmo com várias promessas nunca tive a oportunidade que estou tendo agora. Quero agradecer imensamente ao prefeito Cláudio Burrinho. Ele não me prometeu uma casa, mas foi na gestão dele que concretizei este sonho. Estou muito contente com esta iniciativa e também com a administração dele. Pago aluguel e sustento quatro netos que também moram comigo. Na última quarta-feira, Graças a Deus, soube que teria minha casa.”

IMG_8199

A senhora Maria Geni de Souza Lopes é outra feliz contemplada. “Pago aluguel e sei que este é um dinheiro que poderia usar para outras coisas que acabam fazendo falta. Meu marido, atualmente, está desempregado e temos quatro filhos e um neto para cuidar. Estamos há cerca de dez anos batalhando para ter a nossa casa. Este programa realmente é o melhor programa de nossas vidas.”

O prefeito Cláudio Tomaz de Freitas, o Cláudio Burrinho, que assinou os contratos juntamente com os mutuários, diz considerar ser uma satisfação muito grande trabalhar para concretizar os sonhos das famílias ituramenses. “Acompanhamos bem de perto todo o processo de triagem e sabemos que estas moradias estão sendo asseguradas a pessoas que realmente precisam.”

Na oportunidade, o prefeito exibiu um video institucional por meio do qual apresentou as principais ações e projetos realizados em sua gestão. Entre os destaques estão o desempenho dos alunos das escolas municipais acima da média nacional (Ideb-6), investimento de R$ 140 mil por mês para o transporte de universitários, 500 bolsas de estudo para os ituramenses com idade de cursar o ensino superior, aplicação de R$ 20 milhões em infraestrutura e obras e o desenvolvimento de projetos para a geração de emprego, como por exemplo, a implantação do primeiro distrito industrial.

“Estamos preparados para atender grande parte da comunidade por meio de ações em diferentes áreas, como por exemplo, educação, infraestrutura, cultura, entretenimento, saúde, etc..., o que pode ser verificador por meio de números já apresentados. No setor da habitação, nossa meta é fechar 2011 com a disponibilização de mil novas moradias direcionadas para as pessoas que mais precisam. Nosso objetivo inicial era entregar as chaves destas 60 moradias que assinamos os contratos hoje [quinta-feira] já no mês de dezembro, mas em decorrência de alguns atrasos que não pudemos evitar elas serão entregues em março de 2011.”

Para suprir o déficit habitacional em Iturama, a Administração Municipal trabalha em dois grandes projetos. Por meio de um deles, inicialmente, serão construídas 396 casas que terão financiamento facilitado. A meta é assistir famílias que tenham renda de até três salários mínimos que já foram cadastradas no último ano.

A iniciativa prevê que a Prefeitura de Iturama doe os terrenos para a construção das unidades, que serão integradas ao Santa Rosa, bairro que será criado com a instalação das novas moradias.

Já pelo outro projeto serão construídas outras 200 casas nos próximos dois anos, também em terrenos doados pela Prefeitura, sendo que 60 delas foram as que tiveram os contratos firmados nesta quinta-feira. As unidades serão construídas no bairro Alcides Veríssimo, também impulsionado pelas novas habitações. Por meio de uma parceria com a iniciativa privada, 500 terrenos deverão ser doados a famílias de baixa renda.

Elizandra Manfrim Magossi