Criança e Adolescente - Garantia de direitos é debatida em capacitação

Secretário de Desenvolvimento Social, Rogério Oliveira de Freitas, diz que treinamentos deverão ser trimestrais em Iturama

Foto: Aldair de Lima

A equipe do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Iturama, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, realiza durante toda esta segunda-feira, dia 18 de outubro, uma capacitação dos conselheiros municipais e tutelares, na Sociedade Médica, na Avenida Coronel José Felisberto, n.º 1.289, bairro Nossa Senhora de Fátima.

Entre os focos, abordar as formas mais eficientes de gerir os recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a garantia de direitos, questões abordadas por Cristina Rezende, que integra o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A abertura do evento foi feita pela presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Norma Aparecida de Souza, que ressaltou a importância da atuação integrada entre diferentes setores. “Quando o assunto é a garantia de direito, sempre me lembro das palavras do educador Paulo Freire: ‘

O maior patrimônio de uma nação é o seu povo e o maior patrimônio de um povo são as suas crianças e jovens.’ Toda a comunidade deve estar unida para que possamos, efetivamente, atender nossas crianças e jovens por meio de ações que reforcem o pleno desenvolvimento.”

O vereador Nilo Costa Pádua, que representou o presidente da Câmara Municipal de Iturama - Nilson Conceição de Oliveira -, no evento, parabenizou todos os organizadores pela iniciativa, sobretudo, o prefeito Cláudio Tomaz de Freitas, o Cláudio Burrinho. “Sabemos que trabalhar com crianças e jovens é sempre um desafio, principalmente, pelas lacunas que há entre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a Constituição Federal e os conselhos municipais e estaduais. No meu ponto de vista, eventos como este têm de ser realizados periodicamente para discutirmos problemas e soluções.”

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Rogério Oliveira de Freitas, representante do prefeito Cláudio Burrinho, ressaltou que trabalhará para realizar capacitações a cada trimestre. “O evento do qual participamos hoje é de grande importância para o entendimento das políticas públicas voltadas para a criança e para o adolescente e para que possamos desempenhar nosso papel da melhor forma possível. Para discutirmos estas questões, recebemos, com grande satisfação, representantes dos municípios de Limeira D’Oeste, Carneirinho, União de Minas, Campina Verde e São Francisco de Sales.”

Cristina Rezende, também conselheira estadual suplente, delimitou as explanações de acordo com as dúvidas mais freqüentes. Semelhante às autoridades que discursaram durante a abertura, ela considerou a integração da sociedade e agentes políticos como a forma mais eficaz de assegurar amplamente o desenvolvimento de crianças e jovens.

Elizandra Manfrim Magossi