Mais 250 famílias realizam sonho da casa própria

DSC_6877.jpg

Burrinho e Olegário recepcionaram ministro Patrus Ananias na cerimônia que contou com a presença do deputado Aelton Freitas e diversas autoridades

A tarde do dia 21 de julho ficará marcada para sempre na vida da moradora Aparecida Ferreira dos Santos. Foi nesta data em que ela viu o sonho da casa própria se tornar realidade depois de anos pagando R$ 300 de aluguel dos R$ 788 da sua aposentadoria. “Eu nem dormi direito, não estou acreditando que estou com a chave da minha casa.” Emocionada, Aparecida disse que vai morar no imóvel com o neto de 17 anos.

Ela é uma das 250 beneficiadas do Residencial Vera Lúcia Elias I, do programa habitacional “Minha Casa Minha Vida” que contemplou moradores com renda até R$ 1.600. Neste empreendimento foram investidos pelo Governo Federal mais de R$ 14 milhões em parceria com a Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Iturama e Legislativo. Sob responsabilidade da PDCA Engenharia, todas as unidades possuem 44,74 m² divididos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e aquecimento solar.

Na cerimônia de inauguração do residencial, subiram ao palco: prefeito de Iturama, Cláudio Tomaz de Freitas, Cláudio Burrinho, vice Olegário Lima, presidente da Câmara de Vereadores, Ana Lúcia Menezes Santos, deputado federal Aelton Freitas, superintendente regional da Caixa no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Marcos Edmundo França, secretário municipal de Desenvolvimento Social, Rogério Oliveira Freitas, representante da secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Joeds Ferreira, superintendente Regional do Incra Gilson de Souza, Engenheira da PDCA, Layane Freitas Oliveira, gerente geral da Caixa –Agência Iturama, Gustavo de Souza Bonaro e cinco moradores que receberam as chaves no palco.

Durante sua fala, o superintendente Executivo de Habitação da Caixa, Geraldo Gama Andrade disse que horas antes de chegar à cidade participou da entrega de 576 moradias em Uberlândia. Andrade garantiu que todas as etapas dos projetos são acompanhadas pelos engenheiros. “A Caixa tem orgulho de participar da realização deste sonho na vida de vocês. Cuidem de suas casas, não aluguem,” alertou.

Principal responsável por incluir Iturama no perfil de cidades com mais de 50 mil habitantes com potencial de crescimento superior a 10% ao ano, deputado federal Aelton Freitas comentou seu desdobramento neste pedido junto ao ministério. “Fico feliz em ser coadjuvante neste trabalho. Ter um prefeito que trabalha bem e apoio da Câmara foi fundamental em todos os sentidos, mas o dinamismo do Burrinho fez toda diferença,” considerou.

Ciente da representatividade do parlamentar neste enquadramento, o gestor de Iturama, Burrinho dirigiu agradecimentos a ele, Legislativo, Governo Federal e Caixa que resultou na consolidação de mais moradias para o município. Com mais um novo bairro na cidade, ele aproveitou para anunciar importante obra para setor de educação que irá atender também estas famílias. “Estamos construindo uma creche bem ao lado, é a terceira do nosso mandato. Todos nós vamos continuar trabalhando para conseguir mais moradias para nossa cidade,” prometeu.

Após descerrar a placa, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias fez uma retrospectiva sobre as últimas conquistas para Iturama, as quais citou moradias, UFTM e creche. “Isto significa que Iturama está no caminho certo.” Para Ananias investimentos no setor habitacional são primordias para cidadania. “As primeiras lições fundamentais de convivência acontecem no espaço familiar, e por isso é tão importante dar condições de moradia digna.”

Patrus enumerou ainda dados do setor e programas sociais em abrangência nacional. “Em Iturama são quase duas mil. Em todo Brasil são quatro milhões de casas e apartamentos que serão entregues as famílias de trabalhadores de baixa renda. Além disso, temos diversos programas exitosos, como bolsa família desenvolvidos nos últimos anos.” Ao concluir suas explanações o ministro entregou a chave para a moradora Nilda Aparecida dos Santos.

Encerrada a solenidade, as famílias seguiram para pegar o kit com itens e manual do proprietário. E a dona Aparecida citada no primeiro parágrafo não perdeu tempo. Foi pra fila pegou as chaves e não conteve a emoção ao abrir a porta da sua casa. “Nossa tudo muito lindo, é o sonho de uma vida,” disse a aposentada com a voz embargada. E sobre a primeira coisa que vai fazer agora que mora no que é seu, ela foi direta. “Quero fazer o muro.”

Depoimentos dos moradores do
residencial Vera Lúcia Elias I

“Eu trabalho há 15 anos vendendo salgadinho e rosquinha frita pela cidade. Pago um salário de aluguel e agora vou pagar R$ 36, 00. É um momento muito importante na minha vida,” Nilda Aparecida, moradora que falou em nome de todos os demais beneficiários.

“Lutei tanto por isso e agora deu certo. De todos os prefeitos que conheci Burrinho tem sido um dos melhores, pois moro 40 anos aqui e nunca tive casa”, reconheceu Rosa Bento de Oliveira ao lado do esposo

“Estou muito feliz. Sou mãe de seis filhos e depois de trabalhar tantos anos agora consegui minha casinha,” comemorou Maria Ivanilda de Lima Silva, moradora de Iturama a 40 anos.

“Uma alegria que eu nunca esperava. Toda vida tinha sonho de ter minha casa e nunca achei que ia ter”, destacou Vilma Aparecida de Souza Soares, casada e mãe de quatro filhas.

“Estou muito alegre em saber que vou morar na minha casa e sair do aluguel. Saber que vou morar no que é meu,” enalteceu a aposentada Valdeci Inês da Silva ao lado do esposo e do neto Caique da Silva Santos

“Eu e meu marido ganhamos um salário mínimo de aposentadoria e pagamos R$ 788 de aluguel. Vivíamos com a ajuda dos filhos. Eu fiz 70 anos e nunca tive uma alegria tão grande como esta de ter minha casa própria,”descreveu Maria Vitória de Freitas Ferreira.

Da Assessoria
Fotos: Aldair Lima∕Marcos Antônio