Iturama realizará campanha de doação de sangue no dia 19

Secretaria Municipal de Saúde é parceira de ação que integra equipes do Hemocentro Uberaba, Lions Clube e Unimed

Foto: Marcos Antônio Silva

IMG_2995

O presidente do Lions, Domingos Ribeiro, entre a mulher Maria e a assistente social Elizamar

A Secretaria Municipal de Saúde, Hemocentro - Regional de Uberaba -, Lions Clube e Unimed realizarão a Campanha de Doação de Sangue em Iturama. A coleta será realizada no sábado, 19 de fevereiro, das 8h às 13h, no Ambulatório Municipal do Hospital do Povo.

Serão distribuídas 120 senhas aos interessados em doar o sangue. A meta, é que, após a triagem, cem bolsas de sangue possam ser coletadas.

Definiu-se a segunda quinzena para a realização da campanha pela proximidade do Carnaval 2011 (8 de março), período em que aumenta a demanda por transfusões de sangue e cai o número de doadores. Pode ser um doador todo aquele com boa saúde, que não tenha tido hepatite após os dez anos de idade, com idade entre 18 e 65 anos, tenha dormido bem a noite anterior à coleta, não tenha comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, não tenha sido submetido a exames de endoscopia ou broncoscopia e nem tenha feito tatuagem nos últimos 12 meses.

É recomendável que a pessoa esteja descansada e alimentada, mas o doador deve evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação. É também “obrigatória a apresentação de documento pessoal com foto”, explica o secretário municipal de Saúde, Juliano Gonçalves Dantas. Todo o sangue coletado em Iturama será encaminhado ao Hemocentro Regional de Uberaba para manipulação e testagem, podendo ser, posteriormente, redirecionado à Agência Transfusional de Iturama (anexa ao Hospital do Povo).

O sangue pode ficar armazenado por um período de até 30 dias. Antes, porém, é feita uma série de testes, como por exemplo, para verificação da hepatite B e C, HIV, chagas e sífilis. Posteriormente, os resultados são encaminhados para os doadores.

A assistente social Elizamar Oliveira, que atualmente está no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), mas que trabalhou por muito tempo com a equipe do Hemominas, conta que aproximadamente 200 doadores estão cadastrados na Agência Transfusional. A ideia é que eles se dirijam ao local no dia da doação.

“Os homens podem fazer doações a cada dois meses e as mulheres a cada três. No dia da coleta, 120 senhas serão distribuídas de acordo com a ordem de chegada, não tendo prioridade as pessoas já doadoras. É bom lembrar que os trabalhadores que doam sangue têm direito a um dia de atestado”, completa Elizamar.

O presidente do Lions Clube Iturama, Domingos Ribeiro, e a mulher dele, Maria de Queiroz Barbosa Ribeiro, consideram a doação de sangue sinônimo de vidas salvas. “É um ato de amor ao próximo que tem o poder de preservar vidas, por isso nós do Lions não mediremos esforços para a realização desta importante campanha em Iturama,” considera o casal. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 34 3415 8707, no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Elizandra Manfrim Magossi