Blitz alerta contra violência sexual infanto-juvenil

Equipes estiveram em Alexandrita na manhã desta quinta-feira; no período da tarde, mobilização será em frente à Prefeitura e da Caixa Econômica Federal

Foto: Aldair de Lima

Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Iturama, do Conselho Tutelar e da Polícia Militar realizam nesta quinta-feira uma série de blitzes para conscientizar as comunidades de Iturama e Alexandrita contra a violência sexual infanto-juvenil, com a entrega de panfletos e adesivagem de veículos.

A ação antecede o I Seminário de Mobilização e Adesão ao Pair – Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil, que será realizado nesta sexta-feira, dia 4 de fevereiro, das 8h às 17h, no Plenário da Câmara Municipal de Iturama. No período da manhã, a blitz foi realizada em Alexandrita, na Avenida Cônego Osório. Já no período da tarde, em Iturama (em frente à Prefeitura e na esquina da Caixa Econômica Federal).

Seminário

Com a realização do Seminário a meta é apresentar à comunidade, incluindo todos os envolvidos no enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil, o Programa Ações Integradas à Violência Sexual Infanto-Juvenil em Minas Gerais e a proposta de mobilização e articulação, formação e monitoramento e avaliação das ações de enfrentamento.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Rogério Oliveira de Freitas, explica que o Pair Minas é uma das ações consideradas fundamentais da política nacional de enfrentamento da violência sexual. “Tem por base os eixos do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil e possibilita a criação e o fortalecimento das redes locais por meio de ações integradas de mobilização, diagnóstico, capacitação e organização dos serviços.”

Pelo Seminário, o juiz da Vara da Infância e Juventude, Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro, falará sobre o “Enfrentamento á Violência Sexual Infanto-Juvenil” e a coordenadora do PAIR Minas no município de Iturama, Iolanda Aparecida Sinibaldi, fará uma explanação sobre o Pair.

“Cabe ressaltar que o Pair Minas não prevê o atendimento direto às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e familiares. Este atendimento deve ser efetivado nas políticas públicas de assistência social, saúde, educação, entre outras e nas instituições da sociedade civil que já prestam esse tipo de serviço, sendo o objetivo do PAIR promover a mobilização e articulação entre elas”, explica Iolanda.

Denúncias

Em casos de violência sexual, as denúncias devem ser feitas pelos telefones 190, Polícia Militar, ou 3411 2748, Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social).

Programação do Seminário

8h – Credenciamento

8h30 – Coffee Break

9h – Abertura do Seminário