Iturama desenvolve PTTS com famílias do Alcides Veríssimo II

DSC_3674.png

Minha Casa Minha Vida

As 200 famílias de Iturama beneficiadas com imóveis no Residencial Alcides Veríssimo II pelo programa Minha Casa Minha Vida- Faixa I com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) estão participando de diversas intervenções do Programa de Trabalho Técnico Social (PTTS), de acordo com a portaria 21, de 22 de janeiro de 2014, do Ministério das Cidades.

A iniciativa propõe “um conjunto de ações socioeducativas, ambientais e econômicas adequadas às demandas dos moradores, bem como o fortalecimento e a consolidação das organizações comunitárias locais. Visa ainda assegurar a construção e o exercício da cidadania, a apropriação e a gestão sustentável dos bens e serviços a serem oferecidos na comunidade,” detalha o documento.

E para isso, o município já iniciou diversas ações com o público-alvo como explica a técnica social responsável pelo projeto, Elizamar José Oliveira. “Está acontecendo há duas semanas o curso de crochê, nos finais de semana instruções de como fazer uma horta vertical, oferecemos vagas para o curso de jardinagem profissional considerando a falta de mão de obra neste setor e o perfil dos moradores.”

A capacitação profissionalizante está com as inscrições encerradas e, segundo a assistente social os moradores tem manifestado bastante interesse. As aulas teóricas acontecem de 16 a 23 de março das 19h30 às 22 horas e a prática, com ferramentas, aos sábados das 7 às 11 horas na escola Municipal Lourival Baptista Câmara.

Faz parte do programa também uma mobilização para cadastramento e recadastramento do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) no bairro. “Muitos não tem ou não atualizaram o documento por ser longe do local onde é feito,” justificou Elizamar anunciando que a ação aconteceu no dia 19(sábado) das 7h30 às 12 horas, no mesmo local do curso.

Estes cursos integram a intervenção de geração de trabalho e renda. Para executar e desenvolver todo projeto em Iturama foi celebrado convênio com a empresa GTE (Gestão de Tecnologia Social) vencedora da licitação, a qual dará todo suporte às demandas levantadas por meio de diagnóstico.

“É um projeto que vai completar o programa Minha Casa Minha Vida. Iremos trabalhar mobilização social, relação de vizinhança, conflito familiar, geração de trabalho e renda, conservação do imóvel e do espaço público de uso comum,” detalhou a assistente social enumerando que na localidade já foi instalada uma escola, quadra, espaço comunitário e em breve, uma creche.

Fotos: Aldair Lima

DSC_3671.png