Investimentos na educação são ressaltos em reinauguração da E.M. “José Tiago de Queiroz”

Desempenho positivo no setor educacional aponta que Governo Municipal tem priorizado qualidade crescente

Foto: Aldair de Lima

Os avanços no setor educacional em Iturama foram os mais ressaltados na cerimônia de reinauguração da Escola Municipal “José Tiago de Queiroz”, na última sexta-feira, dia 27 de maio. Na unidade foram investidos R$ 150 mil de recursos próprios da municipalidade para melhor atende aos 430 alunos matriculados na unidade, sendo 30 do EJA (Educação para Jovens e Adultos).

A aplicação dos recursos permitiu as trocas de azulejos dos banheiros, das louças sanitárias e do forro de salas de aula e da entrada; ampliação da sala de computação; a manutenção das instalações hidráulica e elétrica; construção de muros, lavanderia e área; e a pintura de todo o prédio.

A E.M. “José Tiago de Queiroz” foi a terceira escola municipal reformada e entregue neste ano. No dia 8 de abril, o prefeito Cláudio Burrinho reinaugurou os dois primeiros prédios escolares totalmente reformados, investimento de cerca de R$ 300 mil para atender 1.460 alunos matriculados nas Escolas Municipais “Diretora Maria Sarah” e “João Ribeiro Rosa” – também recursos próprios da municipalidade.

“Até 2012 todas as escolas municipais serão reformadas. Vemos exemplos das grandes potenciais mundiais que sempre optam por investimentos consideráveis no setor da educação para atingir seus níveis de crescimento e no Brasil isso não pode ser diferente. Investimos em reformas, na capacitação dos profissionais, em material didático e também na merenda escolar para que nossos alunos tenham uma preparação adequada, ou seja, a que possibilita condições de igualdade quando forem ingressar no ensino universitário. Isso nos deixa com a certeza de que o nosso compromisso tem sido cumprido a cada dia de trabalho”, disse o prefeito de Iturama, Cláudio Burrinho.

Para a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Donegá Salomão Lorenzato, possibilitar educação de qualidade crescente tem sido um dos principais marcos da atual administração municipal. “Além da melhora das estruturas físicas, que garante mais segurança e funcionalidade, criamos apostilas, fizemos uma das maiores aquisições de livros da história de Iturama - 4,3 mil exemplares -, investimos em laboratórios de informática e na merenda escolar. Os resultados positivos em uma série de avaliações mostram que estamos no caminho certo.”

A diretora da unidade escolar, Salete André Rodrigues Naves, há 11 anos na direção, considerou a reforma como a realização de um sonho. “Todas as benfeitorias que fizemos nestes últimos anos foram graças a muito esforço da própria equipe da escola. Agora, felizmente, temos um prefeito que tem os mesmos sonhos que a gente, que investe em educação de qualidade e tem mudado nossas escolas. Só temos a agradecer por tudo.”

Os vereadores Januário Francisco de Andrade, autor das indicações para a reforma de todos os prédios escolares do município, e Alex Sandro Gonçalves Santos, presidente da Câmara Municipal, reforçaram a parceria entre os poderes Executivo e Legislativo para que a educação continue sempre avançado em Iturama.

“Hoje o município investe mais em Educação do que o percentual exigido por lei que é de 25%”, lembra Januário. “O prefeito Cláudio tem cumprido todos os compromissos assumidos e terá sempre o apoio do Legislativo”, considerou o presidente da Câmara.

Elizandra Manfrim Magossi