Prefeito de Iturama foca parcerias favoráveis ao desenvolvimento

Cláudio Burrinho foi uma das autoridades que participaram da solenidade de homenagens do BDMG e Governo do Estado a administradores municipais

Foto: Aldair de Lima

O prefeito de Iturama, Cláudio Tomaz de Freitas, o Cláudio Burrinho reuniu a imprensa do município na manhã desta segunda-feira, dia 30 de maio, em seu gabinete, oportunidade em que fez um balanço dos projetos e parcerias em andamento e apontou ações que deverão ser iniciadas entre as próximas.

As parcerias com os governos Federal e Estadual foram as ressaltadas inicialmente pelo prefeito, que considerou Iturama como um dos municípios do Estado de Minas Gerais totalmente preparados para obter recursos por meio de iniciativas que demandam de recursos de ambas as esferas.

“Na última semana [dia 25 de maio] estive em Belo Horizonte, onde, juntamente com outros 77 prefeitos, recebi uma placa das mãos do governador Antonio Anastasia, de prefeito parceiro do Estado. Graças a toda equipe municipal, temos mantido a nossa documentação em dia, inclusive com as contas aprovadas sem ressalvas pelo Tribunal de Contas. Isso nos coloca em posição privilegiada para pleitear todos os projetos que interessam para a comunidade Ituramense.”

A solenidade foi realizada no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa presidente Tancredo Neves, e marcou os R$ 100 milhões em operações de financiamento entre prefeituras e o BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais), este ano, por meio do programa Novo Somma (Saneamento Básico e Ambiental e Modernização dos Municípios Mineiros). Entre as parcerias com o governo estadual em andamento está a pavimentação do bairro Amazonas, obra que deverá ser entregue em agosto por meio do Novo Somma. Pela segunda etapa do Projeto de Saneamento também deverão ser atendidas as comunidades dos bairros “108” e “200 Casas”, iniciativa já aprovada em janeiro.

“Assim como buscamos parcerias com parlamentares de todos os partidos que desejam desenvolver ações em Iturama, o governo do Estado prioriza, independente de partidos, todos os prefeitos engajados no desenvolvimento de seus municípios e, consequentemente, do Estado de Minas.”

Além do Somma, recursos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) permitirão a pavimentação do Distrito de Alexandrita, iniciativa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Iturama. Anteriormente à pavimentação, será realizado o recapeamento, obra prevista para ser iniciada na próxima semana.

Habitação

Cláudio Burrinho falou de outra parceria que tem ajudado centenas de famílias a concretizarem o sonho da casa própria. Pelo Projeto Minha Casa, Minha Vida, mais 105 contratos foram assinados por mutuários do Residencial Santa Rosa e a Caixa Econômica Federal na última sexta-feira, 27 de maio.

“Iturama é a única cidade do Pontal do Triângulo Mineiro a já estar na segunda etapa do projeto Minha Casa, Minha Vida. Até julho mais pessoas serão beneficiadas, totalizando 396 famílias atendidas apenas no Santa Rosa. A iniciativa tem total apoio da Prefeitura de Iturama, responsável pela doação dos terrenos para a construção das unidades habitacionais.”

Em parceria com a COHAB-MG, outras 60 casas estão sendo construídas no bairro Alcides Veríssimo e mais 140 deverão ser edificadas até 2012. “Até o fim desta gestão, cerca de 600 famílias terão sua casa própria e outras 400 terrenos para iniciarem suas construções.”

Educação

No setor da Educação, o prefeito falou sobre os investimentos em reformas – com três unidades escolares já entregues neste ano -, reforço na merenda escolar, reestruturação do material didático, transporte de 800 universitários por dia até faculdades da região e bolsas de estudos para alunos da FAMA, Unip e IEP. “Até 2012 a meta é que nossas crianças tenham qualidade crescente de ensino e que haja um recorde histórico no número de moradores de Iturama e Alexandrita matriculados em cursos universitários e profissionalizantes.”

Saúde

O investimento em reformas das Unidades Básicas de Saúde também foi ressaltado por Cláudio Burrinho. “O objetivo é que todos os bairros de Iturama tenham UBS’s que possibilitem a mesma qualidade de atendimento das unidades recém-construídas nos bairros Newton Cardoso e Alto da Boa Vista. No próximo dia 10 entregaremos a reformulação da UBS Tiradentes e, em breve, a do Jardim América, que teve a reforma iniciada nesta segunda-feira. No Jardim América faremos ainda uma marginal, obra que será possível por meio da liberação de recursos pelo Somma 2.”

MG 497

Investimentos de R$ 40 milhões para a recuperação da MG 497, pleiteados pela AMVARIG (Associação dos Municípios do Baixo Vale do Rio Grande), ainda foram ressaltados por Cláudio Burrinho, que assumiu a presidência da Associação em março deste ano. “As obras deverão ser iniciadas no segundo semestre, conforme já assinalou o governador Antonio Anastasia.”

Elizandra Manfrim Magossi