Governo Municipal reformula Programa de Saúde Bucal

“Um Novo Sorriso” foi lançado pelo prefeito Cláudio Burrinho nesta segunda-feira, na E.M. Maria de Queiroz Barbosa, para assistir alunos e comunidade

Foto:Aldair de Lima

PMI_035

Ônibus do Programa "Um Novo Sorriso" tem estrutura para 3 atendimento simultâneos

O prefeito de Iturama, Cláudio Burrinho, lançou oficialmente na manhã desta segunda-feira, dia 18 de abril, o Programa Municipal de Saúde Bucal totalmente reformulado. Intitulado “Um Novo Sorriso”, trata-se de um atendimento itinerante realizado em um ônibus com estrutura de três consultórios. Com a reformulação, a iniciativa passa a atender, além das crianças matriculadas na rede municipal de ensino, a comunidade das áreas urbana e rural.

O lançamento foi realizado na Escola Municipal Maria de Queiroz Barbosa, localizada na Avenida Ayrton Senna do Brasil, 1132 – Bairro Baiano Cirino –, unidade que passou a ser assistida pelo Programa na última semana. Na oportunidade, o prefeito Cláudio Burrinho ressaltou que oferecer saúde pública de qualidade para os ituramenses sempre foi uma de suas propostas.

“Com grande carinho, inauguramos no último ano dois postos de saúde. Entregaremos a reforma da unidade do Bairro Bom Sucesso em duas semanas e a do Tiradentes no dia 15 de maio. No Jardim América começaremos, em breve, mais um posto para dar um atendimento ainda melhor para a comunidade. Também oferecemos um serviço diferenciado no setor odontológico, com o foco na profilaxia, que nada mais é do que a prevenção. Nossas crianças e comunidade terão a assistência de três dentistas e o meu respaldo, já que esta é a minha área de formação. Buscamos que a nossa saúde bucal seja uma referência na região.” Além da profilaxia, pelo “Um Novo Sorriso”, os casos que exigem cuidados mais complexos serão encaminhados a uma unidade de saúde mais próxima.

O atendimento nas unidades de ensino da rede municipal será realizado nos dias úteis e nos fins de semana, a comunidade poderá ser beneficiada por meio do projeto. “Além das pessoas da área urbana, vamos atender as que moram na rural, o que inclui os cinco bancos da terra”, lembrou o prefeito.

O coordenador de Saúde Bucal de Iturama, Perboar Tiago de Queiroz, considerou que a atual Administração Municipal tem acatado rigidamente o que preconiza o Ministério da Saúde. “No caso da Saúde bucal, a prioridade é para o público com idade entre 4 e 14 anos, mas o prefeito Cláudio Burrinho estendeu o projeto à toda a comunidade. Nunca tivemos isso antes. O respaldo dado pelo governo municipal é um orgulho para todos nós.”

A dentista Leila Mamede, uma das profissionais que atenderá pelo Projeto, explica que o atendimento itinerante tem a vantagem da criança não precisar sair da unidade escolar para ter o atendimento odontológico. “Além disso, a assistência é diária, preventiva e, em alguns casos, curativa. Na estrutura também temos condições de detectar problemas que precisam de encaminhamento para as unidades de saúde.”

O vereador Januário Francisco de Andrade parabenizou a iniciativa da administração municipal. “É um trabalho brilhante que a Escola Municipal Maria de Queiroz foi agraciada primeiramente. Aproveito para ressaltar os demais projetos do governo municipal nas áreas da saúde, esporte, infraestrutura, iniciativas que têm o total respaldo do Poder Legislativo.”

A diretora da E. M Maria de Queiroz, Maria Helena Marques, considerou as facilidades. “Fiquei muito feliz pelo projeto ter sido iniciado na nossa escola. Para as mães que trabalham fora este atendimento gratuito significa um alento. Para nós representa a importância dada ao futuro de nossos alunos.”

Elizandra Manfrim Magossi