Agricultura Familiar - Educação inicia testes de aceitabilidade nas escolas municipais

 A partir do mês de maio, alface, filé de peixe, iogurte natural, abóbora, mandioca e melancia serão introduzidos na merenda

 IMG_7428

Foto: Aldair de Lima

A equipe da Secretaria Municipal de Educação responsável pela merenda escolar inicia os testes de aceitabilidade nas escolas municipais para a introdução de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar. A partir do mês de maio, alface, filé de peixe, iogurte natural, abóbora, mandioca e melancia serão inseridos no cardápio. O município de Iturama, em parceria com a Emater, elaborou os projetos de venda junto aos agricultores e associações familiares e, em seguida, iniciou o processo de compra por meio da dispensa de licitação.

            “Atualmente, fazemos o teste de aceitabilidade nas escolas municipais. O Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE, garante, por meio da transferência da aplicação de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas. O objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência na escola, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes. Tem a meta ainda de promover a formação de hábitos alimentares saudáveis”, explica a nutricionista responsável pela merenda escolar, Cristina Fátima Urzedo Ribeiro.

            Ela informa que do total de recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, no âmbito do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar -, no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações. “A ideia é priorizar os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas, art. 14. Lei n° 11.947/ 2009. No município o valor total do repasse é de R$ 30.162,00/mês em 10 parcelas. Segunda a legislação, o mínimo que deve adquirir da Agricultura Familiar é de R$ 9.048,60/mês”, finalizou.

 

            Cronograma de testes de aceitabilidade nas escolas municipais  

 

DATA

ESCOLA

ENDEREÇO

HORÁRIO

PRODUTOS

19/04/2011

CEMEI – Dona Ritinha

Av. 01 nº. 239, Conjunto Habitacional Iturama I

7h

Iogurte Natural

25/04/2011

E. M. Maria de Queiroz

Rua Canápolis, 1.047

9h30

14h30

Alface

27/04/2011

E. M. Dalva Garrido

Av. Campina Verde, 1.873

9h30

14h3

Filé de Peixe

 

Assessoria de Comunicação

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 3411 9512

e-mail: