Agricultura Familiar - Educação inicia testes de aceitabilidade nas escolas municipais
A partir do mês de maio, alface, filé de peixe, iogurte natural, abóbora, mandioca e melancia serão introduzidos na merenda
Foto: Aldair de Lima
A equipe da Secretaria Municipal de Educação responsável pela merenda escolar inicia os testes de aceitabilidade nas escolas municipais para a introdução de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar. A partir do mês de maio, alface, filé de peixe, iogurte natural, abóbora, mandioca e melancia serão inseridos no cardápio. O município de Iturama, em parceria com a Emater, elaborou os projetos de venda junto aos agricultores e associações familiares e, em seguida, iniciou o processo de compra por meio da dispensa de licitação.
Ela informa que do total de recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, no âmbito do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar -, no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações. “A ideia é priorizar os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas, art. 14. Lei n° 11.947/ 2009. No município o valor total do repasse é de R$ 30.162,00/mês em 10 parcelas. Segunda a legislação, o mínimo que deve adquirir da Agricultura Familiar é de R$ 9.048,60/mês”, finalizou.