Aconteceu no último dia 22 de novembro a II Feira de Ciências realizada pela Escola Municipal João Ribeiro Rosa, sob a responsabilidade dos professores Ana Laura e Jonathan Luiz.
O evento consistiu em uma exposição dos trabalhos realizados pelos próprios alunos, sob a orientação de seus professores. O momento é uma oportunidade que toda comunidade tem para conhecer o que seus filhos aprenderam em sala de aula.
Na abertura, a diretora Glimar Hipólita Feliciana de Freitas agradeceu a presença de todos e evidenciou a organização efetiva dos professores Ana Laura e Jonathan para que a Feria de Ciências acontecesse de forma tão dinâmica e significativa.
Os alunos do 5º ao 9º ano, apresentaram diversas experiências que foram elaboradas com os materiais diversos e resultado de um trabalho que aconteceu durante todo ano e que culminou em um momento enriquecedor.
Esta iniciativa tem como o objetivo promover aos alunos conhecimento técnico e científico através do princípio de aprendizado por investigação, e proporcionar experiências, trabalhos em equipe e entusiasmo por novas descobertas, os qualificando como profissionais do futuro.
Esse trabalho vem de encontro com as habilidades da BNCC que evidenciam o desenvolvimento do pensamento crítico, o trabalho em equipe, a empatia e cooperação, responsabilidade e cidadania.
De forma contextualizada, os alunos são orientados que, para realizar um experimento, eles devem ter as mesmas responsabilidades que um profissional da área científica, ou seja: organizar, observar, pesquisar, investigar, adotar critérios para a pesquisa utilizando a ética. Experimentar e validar resultados das fases do experimento, garantir total segurança e qualidade durante a elaboração da pesquisa, e fazer uma boa apresentação da conclusão do experimento.
Todos os experimentos são validados pelos professores de Ciências Ana Laura Silva e Jonathan Luiz, que acompanharam todo desenvolvimento da Feira de Ciências, desde a organização até à apresentação dos experimentos.
O evento recebeu vários visitantes, entre eles, o Secretário Municipal de Educação, Milton Junior Marrega, a Coordenadora Geral Telma Regina da Silva e as supervisoras de Ensino da Secretaria de Educação Rosecler Leonel, Marta Angelita e Luzia Magna.
Esteve presente também a Escola Municipal Dalva Barbosa Garrido, representada pelos alunos da professora Michele do 5º ano do Ensino Fundamental.
Durante as demonstrações, avaliadores observavam os experimentos e analisavam para escolher o mais criativo e original para ser destaque da II feira de Ciências. A escolha foi feita por série e foi escolhido o melhor experimento do 6º ano, do 7º ano, do 8º e do 9º.
Para avaliar os experimentos, foram convidados os professores Cássia Adriana Gregoleti Queiroz, Edney Bezerra da Silva e Edney Bezerra da Silva, que contribuíram com o olhar crítico e postura ética durante o processo avaliativo.
Os alunos do 4º e 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental também participaram da Feira e realizaram experiência que foram desenvolvidas pelo Projeto nau dos Mestres.
No decorrer do projeto, professores da Rede Municipal foram capacitados com métodos, instruções e materiais que encorajam as crianças a pensarem de forma independente e criativa sobre problemas científicos e suas soluções, realizações de experimentos e muito dinamismo.
A II Feira foi um momento muito dinâmico, onde todos os trabalhos realizados foram elaborados no sentido de construir o conhecimento.
Por Luzia Magna Soares Alvarenga
Supervisora Escola
CONFIRA TODAS AS FOTOS, CLICANDO AQUI.