Prefeitura Municipal de Iturama em parceria com a Evoluir e Secretaria Municipal de Educação promoveram o encerramento do projeto Nau dos Mestres.

final nau 22
Nau dos Mestres é um programa educacional que transforma a forma de aprender e ensinar. As oficinas foram desenvolvidas de forma a incentivar novos processos de ensino e aprendizagem, oferecendo conteúdos, materiais e metodologias educacionais que tornam o aprender mais prazeroso, eficiente e significativo. Assim, tanto os professores como os alunos envolvidos foram convidados a navegar entre os saberes das ciências a bordo da Nau dos Mestres.

O projeto teve início no dia 28 de maio de 2019 e foi realizado pela Evoluir e AES em parceria com a Prefeitura Municipal de Iturama e Secretaria Municipal de Educação.

Neste último encontro, estiveram presentes os representantes da AES, Gilson e Letícia, o Secretário Municipal de Educação Milton Junior Marrega, a coordenadora geral do Núcleo Pedagógico Telma Regina da Silva e a Supervisora de Ensino dos Anos Iniciais Rosecler Leonel, além de professores e coordenadores das escolas municipais de Iturama e Alexandrita.

Durante o encontro, os professores participaram de várias dinâmicas. Refletiram sobre todo aprendizado. Foi realizado um momento para depoimentos de cada participante, apresentaram as experiências ilustradas por meio de fotos e vídeos, fazendo uma demonstração dos trabalhos desenvolvidos nas escolas. Ao refletirem sobre os principais aprendizados, apresentando os experimentos, professores encantaram com sua criatividade.

Por meio de uma atividade, foi possível identificar o que cada um aprendeu com o projeto Nau dos Mestres. A consistia em formar dois círculos concêntricos e ao som de uma música se movimentarem até o cessar da mesma. Nessa parada, quem se posicionasse na mesma direção cumprimentava o colega e perguntava: O que você aprendeu com o Nau dos Mestres? As respostas foram surpreendentes! A cada resposta, a interação era feita e a sistematização e avaliação do curso acontecia de forma autêntica.

Nau dos Mestres tem uma maneira de ensinar que estimula o estudante a aprender de forma lúdica. As dez competências gerais da BNCC dialogam com as atividades desenvolvidas pelo Programa Nau dos Mestres e enfatizam o seu caráter integrador, tornando um programa atual e que se identifica com nosso plano curricular.

Ao promover a interação, a vivência em grupo e a troca de ideias, Nau dos Mestres promove habilidades socioemocionais, empatia, colaboração, autonomia, além de desenvolver o conhecimento pelo fazer.

O representante da AES, Gilson, agradeceu a prefeitura de Iturama, a Secretaria Municipal de Educação e todos os participantes pela parceria de sucesso. Fez a leitura de uma carta, a qual trazia um recado de todos os envolvidos e de forma grata se colocou à disposição para que novos projetos possam ser desenvolvidos em Iturama

Na oportunidade, o Secretário Municipal de Educação Milton Junior Marrega agradeceu ao prefeito Anderson Golfão por oportunizar a adesão ao projeto. Parabenizou os representantes da AES e agradeceu a participação ativa dos professores e coordenadores. “Vimos o Projeto Nau dos Mestres como um importante aliado no desenvolvimento das dez competências gerais da BNCC e um complemento valioso no trabalho com a Ciência,’ destacou Junior Marrega.

A coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Rosecler Leonel, agradeceu aos professores e coordenadores. Destacou o belíssimo trabalho desenvolvido pela palestrante Vanessa e demostrou em suas palavras muita gratidão pelos ensinamentos compartilhados com os professores da Rede Municipal de Ensino de Iturama e Alexandrita.

Rosecler Leonel destacou que o projeto foi essencial, estimulador e que conta com a sua continuidade em 2020.

Enfim, Nau dos Mestres foi um programa inovador, favorecendo o desenvolvimento de várias habilidades.

final nau 8

final nau 19

final nau 21

final nau 26

final nau 27

CONFIRA TODAS AS FOTOS, CLICANDO AQUI.