Entrega do Hospital do Povo marca expansão do atendimento regional

Durante cerimônia de inauguração, na noite desta quinta-feira, secretário Antônio Jorge anuncia liberação de equipamento para ultrassom

Foto: Adenor Anselmo de Queiroz

O fortalecimento do setor da saúde de Iturama, sobretudo, para atender a comunidade gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), é uma conquista que foi destacada pelas autoridades que participaram da inauguração da última etapa do Hospital do Povo – “Fundação de Saúde Delfina Alves Barbosa” -, na noite desta quinta-feira. Para a entrega de todas as etapas da obra foram investidos cerca de R$ 4,6 milhões, sendo que para a conclusão desta última foram liberados R$ 709 mil, recursos para a aquisição dos equipamentos dos setores de enfermarias adulto e pediátrica, berçário, leitos, centro de obstetrícia, cozinha e lavanderia.
A unidade permite que o atendimento da microrregião fique centralizado em Iturama, facilitando o acesso aos serviços de saúde a uma população de cerca de 70 mil pessoas, integrada, além da comunidade do município, por moradores de São Francisco Sales, União de Minas, Limeira do Oeste e Carneirinho.O secretário de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, durante a inauguração, lembrou de um total de R$ 5 milhões de investimentos no município no setor da saúde já aplicados na gestão do atual prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC).
Na oportunidade, anunciou a liberação de um equipamento para ultrassom para Iturama e sugeriu um sistema de consórcio intermunicipal para a gestão do Hospital do Povo.  “Com a entrega da unidade concluímos mais uma etapa, mas não chegamos ao fim do nosso trabalho. Acredito que a integração entre o estado e os municípios é o que fortalece este atendimento. Aqui em Iturama sabemos que os recursos que são direcionados para a saúde são realmente aplicados no setor. Podemos ver isso pelos benefícios que são oferecidos aos cidadãos. Mas a qualidade do atendimento pelo SUS depende de uma parceria solidária. É isso que faz com o Sistema Único seja o maior sistema de atendimento público do mundo”, disse.
Em seu pronunciamento, o prefeito Cláudio disse que a integração e força política foram os fatores primordiais para mudar a história do triângulo mineiro. “Hoje [sexta-feira] recebemos aqui a visita do secretário Antônio Jorge, pela primeira vez, para a entrega desta unidade, uma conquista que temos de agradecer também aos deputados Narcio Rodrigues e Zé Maia e ao vice-prefeito Anderson Bernardes, grandes articuladores junto ao governo do estado para a liberação de verbas. Com o apoio político conseguimos mudar vários aspectos da nossa região. Lembro-me que quando comecei a atuar na área de odontologia, em nossa cidade havia apenas uma cadeira odontológica. Atualmente são 20. Para vencer as dificuldades precisamos de apoio. É o que peço também para manter um atendimento de qualidade pelo Hospital do Povo.”
Os deputados Narcio e Zé Maia fizeram um breve resgate da história do Hospital do Povo, iniciado na gestão do então prefeito Alípio Soares Barbosa, presente na inauguração. “Esta é uma obra que atende a população mais carente de Iturama e região. O Cláudio tem sido muito rápido na apresentação de projetos e isso tem feito a diferença para que o município obtenha recursos. Além do término do hospital, temos de ressaltar a liberação de R$ 1 milhão nesta semana para o recapeamento em Iturama, o projeto Somma que está em fase final e a previsão da liberação de 200 casas populares até o fim deste mandato. Este é um grande trabalho”, disse Zé Maia.
Para Narcio é preciso destacar a visão republicana do atual prefeito. “Cláudio Burrinho, independente de questões partidárias, tem concluído e entregado obras importantes para a comunidade de Iturama. Ele tem um compromisso muito grande e isso tem aberto várias portas para que os recursos cheguem até aqui. Temos de destacar também toda a articulação do vice-prefeito.”
Anderson Bernardes, disse que entregar a última etapa do Hospital do Povo é tornar um sonho realidade. “A ‘sementinha’ foi plantada pelo seu Alípio e hoje a unidade está aqui, aberta para a comunidade.”Em nome da equipe do setor da Saúde, o secretário da pasta, Juliano Gonçalves Dantas, emocionou-se em seu discurso ao lembrar de todas as etapas da obra. “A parceria entre o estado e o município é de vital importância para o bom funcionamento do hospital.”
O presidente da Câmara Municipal, Nilson Conceição de Oliveira, também esteve entre as autoridades que lembraram do empenho necessário para a conclusão do hospital. “Quero parabenizar o prefeito Cláudio Burrinho pelo trabalho incondicional à saúde de Iturama. A conclusão do Hospital do Povo é uma prova disso.”
Elizandra Manfrim Magossi