Educação trabalha valorização do potencial humano

Meta é ampliar a proximidade dos profissionais por meio do trabalho em equipe e resgatar ações solidárias na busca por um sistema de ensino sempre melhorado

Foto: Adenor Anselmo de Queiroz

Tabalhar a valorização do potencial humano como forma de ampliar os resultados positivos no setor da educação foi o objetivo da capacitação realizada na semana passada, no dia 8, com a participação de diretores, vice-diretores e supervisores da rede municipal de ensino de Iturama.

Ministrada pela educadora Lenice Severino da Silva, profissional com experiência de 32 anos como docente e outros 8 anos como diretora escolar - graduada em Letras, pós-graduada em Língua Inglesa, com especialização em Gestão Educação e estágios na Califórnia (EUA) -, a meta também foi reforçar a importância do trabalho em equipe e o resgate de ações solidárias. “Valorizar o potencial humano e o trabalho em equipe é sem dúvidas um caminho certo para atingir objetivos. E neste processo todas as pessoas são especiais, cada uma na função que desenvolve”, considera Lenice. Durante a capacitação a educadora utilizou recursos diferenciados para mostrar que é possível trabalhar com o resgate histórico, como por exemplo, o contar histórias e o desenhar, aliado a novas tecnologias.

“Temos de considerar que as pessoas são únicas e que, desta forma, agem de maneiras diferentes frente a determinados estímulos. Com a utilização de vários métodos e recursos podemos estimular de forma mais ampliada a capacidade de cada um. Com isso vemos que há uma maior integração entre grupos de trabalho e na relação professor aluno.”Para a secretária municipal de Educação, Rita de Cassia Donegá Salomão Lorenzato, a proposta do setor é ampliar as oportunidades de capacitação para os profissionais que integram o quadro da pasta.
 “Implantamos uma série de mudanças que foram pensadas para atender melhor as expectativas de nossa comunidade. A capacitação é, sem dúvidas, parte da nossa proposta pedagógica para oferecermos um processo educativo sempre melhorado. Para isso queremos que haja um trabalho integrado e expansivo.”
Reunião
Também na última semana o prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC) reuniu-se com os diretores das escolas para ouvir sugestões e apresentar propostas.
“Estamos sempre abertos para discutir o desenvolvimento educacional. Acredito que o caminho seja esta integração que estamos propondo e que não temos medidos esforços para ser constante”, diz o prefeito.
Elizandra Manfrim Magossi
Tel: 3411 9512