Secretário da Saúde entrega última etapa do Hospital do Povo

para inauguração; R$ 4,6 mi foram investidos em diferentes etapas

HP

Foto: Elizandra Manfrim  Vereador Januário e o prefeito Cláudio Burrinho

O secretário de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, e os deputados tucanos Narcio Rodrigues, federal, e Zé Maia, estadual, estarão em Iturama nesta quinta-feira, dia 15 de abril, quando participarão, às 18h30, da cerimônia de entrega da última etapa do Hospital do Povo – “Fundação de Saúde Delfina Alves Barbosa”, localizada na rua Cidade do Prata, número 415, Centro.
As autoridades serão recepcionadas pelo prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC) e pelo vice, Anderson Bernardes, que, no ano passado, primeiro ano do atual mandato, mantiveram uma série de contados para a liberação dos recursos direcionados para a conclusão da unidade.
 Foi também em 2009 que o Governo de Minas, atendendo a pedidos ressaltados pelos deputados Narcio e Zé Maia, garantiu mais R$ 709 mil para a aquisição dos equipamentos, o que viabiliza a inauguração desta quinta-feira.
Cerca de R$ 4,6 milhões já foram investidos na estrutura projetada para ser entregue em etapas, unidade voltada para atendimento de cerca de 70 mil pessoas das cidades de Iturama, São Francisco Sales, União de Minas, Limeira do Oeste e Carneirinho. De acordo com informações divulgadas na tarde de ontem pela assessoria de imprensa de Narcio, foi o deputado quem apresentou a proposta para a construção do Hospital, projeto proposto por ele nas eleições municipais de 1996.
“A cidade de Iturama não dispunha de uma estrutura de Saúde Pública que permitisse atender nem a demanda local e nem a regional. Nasceu assim a proposta de um Hospital de caráter regional”, afirma Narcio.A obra começou a ser executada em abril de 1998, quando o Ministério da Saúde liberou R$ 876 mil, emenda apresentada pelo deputado Narcio, sendo R$ 730 mil de recursos federais e R$ 146 mil de contrapartida do município. Em 2001, foi assinado o segundo convênio com o Ministério da Saúde. O valor de R$ 1.295.429,20, sendo R$ 1.046.852,00 do Governo Federal e R$ 248.576,00 do município, o que permitiu a segunda etapa da obra.
Na terceira etapa, em 2004, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais autorizou a liberação de R$ 1.757.593,15 – por meio de convênio-, para a construção do terceiro bloco do Hospital do Povo, com recursos para equipamentos da etapa anterior. EstruturaO Hospital do Povo de Iturama foi construído em uma área de 3.423 m², hoje uma referência em atendimento na microrregião. Agora, o Hospital do Povo irá oferecer, além dos serviços de emergência e de marcação de consultas, 48 leitos e capacidade para 250 internações mensais, oferecendo salas de cirurgia, maternidade, refeitórios, enfermaria e uma moderna central de esterilização.
Entre os equipamentos estão um monitor cardíaco e cama móvel equipada com anestesia e nebulização.“Concluir este projeto em minha gestão é sem dúvidas uma grande satisfação para mim. Sei da luta realizada o ano passado e neste também para que a ampliação no atendimento fosse uma realidade para a comunidade de Iturama e toda a nossa região. Temos sempre de ressaltar o apoio dos deputados Narcio e Zé Maia, que têm grande responsáveis por esta conclusão”, diz o prefeito.
Elizandra Manfrim Magossi