Estado libera R$ 1 milhão para recapeamento

Meta é recuperar pontos mais críticos, como por exemplo, os das
Avenidas Alexandrita e Ayrton Senna do Brasil
Foto: Elizandra Manfrim

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais liberou nesta semana R$ 1 milhão para Iturama, recursos que serão investidos no recapeamento dos pontos mais críticos das Avenidas Alexandrita, Ayrton Senna do Brasil, Santa Rosa, da Saudade e Dom Pedro I, Praça Arthur Peagudo da Lama, rua Ituiutaba e dos bairros Lielem, Vila Pádua, Jardim América e Eldorado. Para a execução do recape nos respectivos trechos, outros R$ 284.093,73 serão destinados por meio de contrapartida da Prefeitura de Iturama - para recuperar uma extensão de 86 mil metros quadrados.
O serviço será executado por meio de empresa contratada por licitação e previsto para ser iniciado em maio com término em três meses, segundo informações do gestor de convênios da Prefeitura de Iturama, Clayton José de Oliveira. A liberação dos recursos foi anunciada oficialmente pelo prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC) durante a inauguração da última etapa do Hospital do Povo, na noite desta quinta-feira. “Conseguimos os recursos para recuperar os pontos mais degradados da nossa malha e atender a proposta de expandir o processo de recapeamento já iniciado em Iturama pelos bairros Cruzeiro e Madalena. Temos de agradecer o apoio dos deputados Zé Maia e Narcio Rodrigues, que nos auxiliaram na busca destes últimos recursos.”
Passarela
Também no setor urbano, a Prefeitura iniciou nesta segunda-feira a construção de uma passarela na área central da Avenida José de Freitas Nunes. “A estrutura terá aproximadamente 500 metros e acreditamos que deva ser concluída em duas semanas. Isso porque a partir da próxima segunda-feira vamos executar vários serviços na ‘Praça do Santuário’, como por exemplo, podas, pinturas e pequenas reformas nos banheiros, e a equipe terá de ser dividida entre os dois locais”, diz o chefe do Almoxarifado Municipal, Luis Carlos Chagas.
Já na Alameda Suburbana, foi iniciada nesta semana a instalação de um dreno de 110 metros de extensão para resolver problemas causados por uma mina que acabava direcionando parte da água até a Avenida Alexandrita. “Para a execução deste reparo a Secretaria Municipal de Obras conta também com o apoio da Copasa”, lembra o secretário da pasta, José Antônio Lacerda.
Estradas Rurais
Outra frente de trabalho da Prefeitura recupera estradas rurais que foram danificadas pelas últimas chuvas. Na semana passada uma extensão de 25 quilômetros, aproximadamente, foi cascalhada, o que incluiu as proximidades do antigo Matadouro Municipal. Ontem serviço semelhante foi concluído em outros seis quilômetros de estradas próximas à chácara do Sr. José Rodrigues. Os moradores do Distrito de Alexandrita também são atendidos.
Elizandra Manfrim Magossi