Ensino Superior - Novas parcerias fortalecem assistência à comunidade

Governo Municipal e Assunivi pleiteiam ações que vão além do atendimento aos universitários para também integrar ações sociais

Foto: Aldair de Lima

Cerca de 800 universitários são transportados todos os dias gratuitamente

Novas parcerias com faculdades da região para atender estudantes e a comunidade de Iturama foram anunciadas nesta semana pelo prefeito Cláudio Burrinho e pelo presidente da Assunivi (Associação dos Universitários de Iturama), Gilberto Fabiano.

Por meio da FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis), a Associação recebeu a doação de 200 livros – um investimento aproximado de R$ 25 mil.

Além do incentivo à leitura, em breve, deve ser iniciado em Iturama o projeto “FEF em Ação – Responsabilidade Social e Cidadania”, buscado para ampliar as propostas de projetos voltados às pessoas mais carentes. “Por meio dele, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e fonoaudiólogos assistem a comunidade totalmente de graça”, explica Gilberto Fabiano.

Ele cita ainda que Iturama deverá contar com um núcleo de pós-graduação. “Nossa meta é que as aulas de especialização possam ser alternadas entre Iturama e Fernandópolis para que os alunos possam ter mais comodidade.”

O prefeito Cláudio Burrinho lembra que por meio da integração entre a Administração Municipal e as fundações de ensino que atendem os universitários de Iturama e Alexandrita foi possível que os alunos que estudam em instituições da região obtivessem bolsas de estudo em percentuais que variam de 5% a 50%.

“Assumimos a responsabilidade de possibilitar aos universitários todo o respaldo que necessitam para concluir o ensino superior e, agora, podemos fazer isso levando benefícios a toda comunidade. Temos participado de várias reuniões com as reitorias de diferentes faculdades para assegurar bolsas para nossos alunos e a execução de projetos em nossa cidade. Também temos atendidos os universitários com transporte gratuito - inclusive ampliando a frota e os horários disponíveis -, e por meio do programa ‘Programa Auxílio Financeiro para Alunos de Baixa Renda Familiar’, pelo qual há a concessão de bolsas a alunos da Fama, Unip e IEP, que são instituições de Iturama.”

Elizandra Manfrim Magossi