Conjuntivite - Secretaria Municipal de Saúde de Iturama divulga medidas preventivas

Ação segue normas do Governo do Estado de Minas Gerais; medidas simples, como lavar as mãos com freqüências, são consideradas grandes aliadas contra a doença

 lavar_maos

            Seguindo normas de prevenção do Governo de Minas Gerais e pelo grande número de casos de conjuntivite no Estado, a Secretaria Municipal de Saúde de Iturama divulga cuidados para evitar um possível surto da doença no município. Medidas simples - como lavar as mãos com freqüência -, podem impedir a contaminação. 

 

 

 

           

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva ocular, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Pode atacar os dois olhos, durando de uma semana a quinze dias e não costuma deixar sequelas. Podem ser ocasionadas por fatores alérgicos, irritativos ou infecciosos e cada um deles necessita de tratamento específico. O olho torna-se vermelho, edematoso, lacrimejante, com sensação de corpo estranho, às vezes com secreção.  

            O secretário municipal de Saúde de Iturama, Juliano Gonçalves Dantas, ressalta ações preventivas como as mais eficazes contra a conjuntivite. “A prevenção é a melhor maneira de evitar a doença e as medidas de higiene, sem dúvidas, são as grandes aliadas. Lavar as mãos frequentemente e de forma correta é sempre indicado. Em casos de suspeita da doeança, o sistema de saúde deve ser procurado.”   

 

 

Medidas de Prevenção

 

- Lavar as mãos com frequência;

- Evitar aglomerações ou frequentar piscinas de academias ou clubes e praias;

- Além das mãos, lavar o rosto com frequência;

- Não coçar os olhos;

- Aumentar a frequência com que troca as toalhas do banheiro e sabonete ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos;

- Trocar as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise;

- Não compartilhar o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza;

- Evitar contato direto com outras pessoas;

- Não ficar em ambientes onde há bebês;

- Não usar lentes de contato durante esse período;

- Evitar banhos de sol;

- Evitar luz, pois essa pode fazer com que o olho contaminado venha a doer mais.

 

Assessoria de Comunicação

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 3411 9512

e-mail: