Bom Dia Prefeito - Recuperação da malha do Pontal é tema abordado por Cláudio Burrinho

Após compromisso de Carlos Melles de investir R$ 40 mi nas estradas da região; prefeito de Iturama e demais administradores da AMVARIG pleiteiam duplicação da BR-153

Coletiva_534

Foto: Aldair de Lima

A recuperação da malha rodoviária do Pontal do Triângulo Mineiro foi tema abordado no Programa Bom Dia Prefeito desta segunda-feira, dia 4 de abril, pelo prefeito Cláudio Burrinho, que assumiu a presidência da Associação dos Municípios do Baixo Vale do Rio Grande no dia 22 de março, com a proposta primeira de buscar verbas para ampliar a segurança nas estradas da região.

Um investimento de R$ 40 milhões, a partir do segundo semestre deste ano, já foi assinalado pelo secretário de Transportes e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais, Carlos do Carmo Andrade Melles, em reunião com os integrantes da AMVARIG na última semana. Além de Iturama, integram a Associação os municípios de União Minas, Carneirinho, São Francisco de Sales, Frutal, Limeira do Oeste, Fronteira, Planura, Comendador Gomes e Itapagipe.

“É muito importante frisar a minha responsabilidade com projetos voltados para o desenvolvimento de Iturama e Alexandrita, localidades que são prioritárias, sendo que um novo pacote de obras para atender os moradores das duas localidades será lançado ainda no início deste mês. Assumi a AMVARIG – um trabalho totalmente voluntário -, pensando na região e também nos munícipes de nossa cidade. Cuidando das estradas do Pontal do Triângulo Mineiro, possibilitaremos maior segurança para todos os que trafegam pelas rodovias do Pontal, o que inclui as famílias ituramenses. Para isso já montamos uma frente de trabalho e temos boas notícias do governo do Estado de Minas Gerais, ou seja, o investimento de R$ 40 milhões, a partir do 2.º semestre deste ano, para recuperar as estradas.”

3.ª faixa

Cláudio Burrinho lembrou ainda que a AMVARIG, além da recuperação da malha rodoviária, pretende que seja delimitada, inicialmente, a terceira faixa entre Iturama e o Distrito de Alexandrita; em um segundo momento, entre Alexandrita e Carneirinho; e, posteriormente, entre Carneirinho e Porto Alencastro.

A nossa satisfação é muito grande em poder fazer com que nossa comunidade seja atendida. Além dos dez prefeitos integrados, temos a parceira dos deputados estaduais Romel Anízio Jorge e Zé Maia e do federal Aelton Freitas. Para concretizarmos nossas propostas, não podemos de citar ainda o total apoio da Usina Coruripe, por meio do gerente geral da empresa, o dr. Rui Gomes Nogueira Ramos.”

Na recuperação da malha do Pontal, os trechos prioritários apontados por Cláudio Burrinho são os que ligam Iturama aos distritos de Alexandrita e Honorópolis – na MGC 497; à ponte da usina hidrelétrica de Água Vermelha - na MG-426; e às cidades de União de Minas – na LMG 864 -, Carneirinho – também na MGC 497 -, Limeira do Oeste – LMG 865-, Frutal e São Francisco de Sales – ambos os municípios com acessos pela MG 255.

Durante o Programa Bom Dia Prefeito, Cláudio Burrinho ressaltou que para a segurança nas estradas não são necessários apenas grandes investimentos, mas ações que otimizem o fluxo de veículos. “O trevo do Posto do Carlito’s é um exemplo. Em 2008, quando a obra ainda não tinha sido feita, foram registrados 14 acidentes, com 19 vítimas, sendo que três delas morreram. De 2009 para cá, quando fizemos o trevo em parceria com o DER/MG (Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais), não foi mais registrado acidente no local.”

BR 153

Nesta terça-feira, dia 5 de abril, Cláudio Burrinho estará em Brasília, quando participará de uma reunião no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), juntamente com os demais prefeitos que integram a AMVARIG e os deputados Aelton, Romão e Zé Maia. “Na pauta, a duplicação da BR 153 até a divisa com o Estado de São Paulo.”

Elizandra Manfrim Magossi