Canil municipal

Veterinário faz balanço um ano após inauguração

Obras de reforma e ampliação no canil possibilitaram uma estrutura ainda melhor aos cães abrigados no local

Já se passaram 12 meses desde a inauguração das obras de reforma e ampliação do canil municipal de Iturama, realizada em solenidade pelo prefeito Cláudio Tomaz de Freitas, o Cláudio Burrinho, vice-prefeito Olegário Ferreira de Lima, vereadores, representantes da Associação de Proteção dos Animais de Iturama (APRAI) e comunidade.

De lá pra cá, cresceram significativamente os números de animais que chegam ao canil, adoções e castrações. No último caso os dados incluem os animais da população e dos abrigados no local. De acordo com o médico veterinário responsável, Samir Aparecido Alves Bento um ano após as obras o registro de castrações chega a 220. O procedimento foi feito gratuitamente para a comunidade, previamente agendado no Centro Controle Zoonoses (CCZ).

Neste mesmo período foram recolhidos 107 animais das ruas e 118 adotados. Entretanto, os dados são muito baixos devido à capacidade do canil. Com lotação para 80 cães, atualmente, está com 115. Isto porque, segundo o veterinário, chegam todos os dias uma média de 15 cães enquanto as adoções ficam em torno de 8.

Castração

O procedimento de castração é realizado no próprio canil em uma sala devidamente preparada e logo após os animais ficam na sala de pós-operatório. É assim que todos os dias eles realizam em média duas cirurgias nos animais que chegam.

Limpeza e alimentação

A limpeza no canil começa bem cedo na segunda-feira. Duas funcionárias fazem o trabalho durante os cinco dias da semana, exceto sábado e domingo que são seus dias de folga. De segunda a sexta elas passam por todas as 11 baias duas vezes ao dia para manter tudo limpo. Em seguida, uma delas acompanha o médico para os cuidados veterinários.

Para evitar a propagação da doença ao qual é tratada com antibiótico, estes animais ficam em baias separadas dos demais, no entanto, a rotina deles é igual aos dos outros cães. Tem banho de sol e passeio pelas instalações. E, apesar de não haver limpeza nos finais de semana no canil, um funcionário fica responsável por repor a ração nestes dois dias. Quanto à água não é preciso, pois foi instalado um sistema que abastece os recipientes das baias o tempo todo.

Por mês, os animais consomem em torno de 750 quilos de ração, são 30 sacos de 25 quilos. O recurso vem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a qual o canil faz parte. “Não falta alimento para os cães”, garante o veterinário. Ele aproveitou para adiantar uma ação conjunta para os próximos meses que deve aumentar o número de adoções. “Iremos iniciar a campanha na feira livre em parceria com as clínicas pets e voluntários,” adiantou.

Mas para quem deseja de imediato adotar um dos 115 animais, basta ir ao canil. Localizado a 800 metros do bairro Cruzeiro, o horário para esta iniciativa é das 13 às 17 horas. Já seu expediente é das 7 às 10 horas e das 13 às 17 horas de segunda a sexta.

Fotos: Aldair Lima∕Marcos Antônio

DSC_5975.jpg  DSC_5979.jpg