Iturama em direção à cura do câncer infantojuvenil
Lorenzo e plaquinha que ele segura em suas mãos é um
convite para você participar da caminhada Passos que
Salvam em Iturama no dia 22 de novembro com saída da
praça do Santuário, às 8 horas.
Caminhada Passos que Salvam
Iturama em direção à cura do câncer infantojuvenil Esse é o Lorenzo e plaquinha que ele carrega em suas mãos é um convite para você participar da caminhada Passos que Salvam em Iturama no dia 22 de novembro com saída da praça do Santuário, às 8 horas. Paraparticipar é só fazer como ele e toda sua família, adquirir um kit no valor de R$ 30, falar com os amigos sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e comparecer ao evento.
Os pais dele, Luana e Albano já aderiram à campanha e participam diretamente das vendas dos kits, pois eles sabem muito bem o quanto essa iniciativa pode salvar a vida de milhões de crianças. Com 1 ano e 2 meses de vida o Lorenzo foi diagnóstico com tumor de Willms e precisou retirar um dos rins. Hoje totalmente curado, ele esbanja muita saúde e simpatia.
Em 2014, além dele, Juninho, Juliene e Luan tiveram suas histórias de superação divulgadas por meio da campanha Passos que Salvam em Iturama. Foi o primeiro ano de participação da cidade no projeto do Hospital do Câncer de Barretos e a população deu um show de solidariedade.
O apoio da sociedade ituramense garantiu a venda de 4.930 kits colocando a cidade entre os destaques de todo Brasil. A iniciativa chegou à Iturama por meio da primeira-dama Poliana Correa Queiroz. Um dos objetivos dela é alertar a sociedade para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil que, em muitos casos, aumenta a chance de cura.
Para este ano, ela e os voluntários já trabalham para superar o número de 2014. E não é pelo destaque, mas para mostrar aos pais e população que uma febre, um caroço, ou manchas pelo corpo de seus filhos podem supor que a criança sofra de câncer. A orientação caso seu filho apresente alguns dos sintomas e sinais que serão citados abaixo é procurar imediatamente um pediatra.
Mobilização
E para maior adesão da comunidade, a primeira-dama conseguiu formar uma corrente do bem com muitos voluntários envolvidos na campanha. Além daqueles que estão trabalhando diariamente na venda dos kits (R$30), tem os que participam de outra forma. Este é o caso de um grupo de moradores da cidade que organizaram o 1º Passeio Ciclístico de Iturama- Passos que Salvam.
Eles pedalaram por diversos pontos da cidade uniformizados com o kit da campanha. Duas instituições de ensino da cidade também decidiram falar sobre a campanha de uma forma bem criativa durante seus eventos. A escola Anglo incluiu no seu desfile infantil um grupo de crianças com a camiseta para que elas apresentassem por meio de plaquinhas informativas alguns dos sinais e sintomas do câncer.
O tradicional festival da Primavera da EM Santa Rosa ganhou um grupo de dança bem especial. Crianças se
apresentaram uniformizadas e brilharam no evento com as camisetas de tons alaranjados. A iniciativa da escola reforça que a união dos pais e educadores é fundamental para o diagnóstico precoce.
Colocar foto do evento Outra iniciativa da primeira-dama que tem dado resultado positivo foi montar um ponto de venda na Feira Livre de Iturama aos domingos. A ação deu tão certo que sempre será mobilizada uma equipe de apoio para o local. Os moradores que ainda não compraram seu kit podem praticar na manhã de domingo um ato solidário.
#sextalaranja
Como no ano anterior, a coordenadora criou a hashtag sextalaranja na página Caminhada Passos que Salvam Iturama-MG na qual ela convida a população para vestir a camiseta todas as sextas e fazer o registro da foto. Lá, os seguidores podem acompanhar ainda todas as notícias do evento, assistir a vídeos e saber um pouco mais sobre essa ação social.
Agora conheça os sinais pelos quais os pais devem ficar atentos
Dores de cabeça pela manhã e vômito;Caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não desaparecemDores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças;Manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas;Aumento de tamanho de barriga;Brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.Tipos de câncer mais frequentes na infânciaLeucemiaÉ caracterizada pela produção excessiva de células brancas anormais provocando infecções, palidez, sangramentos, dor nos ossos e articulações, fadiga, fraqueza, febre e perda de peso. Tumores do Sistema Nervoso Central Podem causar dores de cabeça, náuseas, vômitos, visão
turva ou dupla, tontura e dificuldade para caminhar ou manipular objetos. O diagnóstico é feito durante a cirurgia. Neuroblastomas Os neuroblastomas são tratados com cirurgia e quimioterapia. Os tumores que crescem próximos da coluna vertebral podem causar fraqueza nas pernas, dor e perda do controle da eliminação de fezes e urina.
Tumor de Wilms Inicia em um, ou raramente, ambos os rins, manifestando-se como uma massa no abdome, geralmente palpado pelas mães na hora do banho. O exame mais indicado para o diagnóstico é o ultrassom.
Retinoblastoma
No retinoblastoma, um sinal importante é o chamado"reflexo do olho do gato", embranquecimento da pupila quando exposta à luz. Alguns retinoblastomas são hereditários.
Leia mais no site www.hcancerbarretos.com.br, clicando
na aba “Nossos Projetos”