“Bom Dia Prefeito” aborda investimentos e resultados na Educação

Ideb acima da média nacional e aplicação de R$ 2,3 milhões para as formações universitária e técnica são destaques

Foto: Aldair de Lima

Prefeito Cláudio Burrinho e a secretária municipal de Educação Rita Lorenzato

Os investimentos no setor municipal de Educação e os direcionados para as formações universitária e técnica foram o foco do programa “Bom Dia Prefeito” veiculado nesta segunda-feira, dia 7 de fevereiro, pelas rádios Clube FM, Metrô FM e Pontal FM.

Paralelamente, o prefeito de Iturama, Cláudio Burrinho, apontou os resultados positivos após a aplicação de recursos para reestruturar a área educacional. A educação básica, segundo ele, merece especial atenção da Administração Municipal.

“Estamos melhorando muito, graças a Deus, e um dos indicativos é o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que, em um ano e meio de gestão, conseguimos ampliar de 4.2 para 6. Isso foi possível graças a um conjunto de fatores e temos de agradecer a todos empenhados no desenvolvimento da educação.”

Entre os exemplos de investimentos citados pelo prefeito está a confecção das apostilas, atualizadas a cada ano, que praticamente equiparou o conteúdo das escolas municipais com as principais da rede particular. “Vejo que este projeto possibilita que os alunos de famílias mais carentes tenham as mesmas oportunidades dos demais, inclusive do ensino privado.”

Outro fator considerado para os resultados positivos no ensino básico são os projetos de incentivo à leitura. “Em 2010 foram adquiridos 4,3 mil livros, investimento de R$ 49 mil da municipalidade, para reforçar o acervo das bibliotecas das escolas municipais. Além disso, ampliamos o horário de atendimento da Biblioteca Municipal “João Garcez de Morais” e também as parcerias, como por exemplo, com o SESC, entidade responsável por bibliotecas itinerantes. Isso é fundamental para o aprendizado.” A Biblioteca Municipal, Localizada na Praça Dona Francisca Justiniana de Andrade, número 15, Centro, é aberta das 7h30 às 21h30, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados.

Além do conteúdo, o governo municipal trabalha para reestruturar os prédios das unidades escolares e para entregar novas unidades. “A parte física também é muito importante. Iniciamos as reformas pelas escolas Maria Sarah e João Ribeiro para melhorar a estrutura hoje disponibilizada. A Creche Escola Dona Ritinha foi entregue à comunidade em dezembro para atender as crianças já a partir dos primeiros anos de atividade. É muito importante dar condições adequadas para o desenvolvimento de nossas crianças. Estas são ações que trazem grandes resultados não apenas para elas, mas para as famílias.”

Universitários

O investimento de R$ 2,3 milhões para o auxílio dos universitários de Iturama e Alexandrita – bolsas e transporte -, também foi citado por Cláudio Burrinho. A Prefeitura de Iturama transporta 800 alunos todos os dias para as faculdades da região e direciona 500 bolsas de estudo para os matriculados na Unip e na Fama.

“A partir deste ano também ampliaremos as possibilidades daqueles que buscam a formação técnica, com a disponibilização de mais 80 bolsas para alunos do IEP (Instituto Educacional Profissionalizante). Tudo isso enriquece a condição de vida do ser humano. Projetos pioneiros na região realizados com total apoio do Legislativo Municipal.”

UFTM

O prefeito falou ainda da implantação do campus da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) em Iturama. “É um sonho que busco ajudar a realizar desde 2008, quando fui vereador. Temos o respaldo dos deputados Aelton Freitas e Gilmar Machado que já nos confirmaram que haverá vestibular ainda neste ano para os cursos que serão disponibilizados aqui. Quero agradecer a todas as pessoas que estão junto com a administração e que acompanham a divulgação das ações municipais. Trabalhamos para fazer diferença em Iturama e Alexandrita. Estamos empenhados 24 horas para a melhoria da qualidade de vida de todos”, finalizou o prefeito.

Elizandra Manfrim Magossi