AMVARIG - Prefeitos definem agenda inicial de trabalho

Recuperação da malha rodoviária é apontada, por unanimidade, como uma das prioridades; levantamento de trechos mais críticos deve ser finalizado até 20 de abril

Escola_M_Queiroz_079

Foto: Aldair de Lima

Em reunião de transferência da presidência da AMVARIG (Associação dos Municípios do Baixo Vale do Rio Grande) – deixada pela prefeita de Itapagipe, Benice Nery Maia, e assumida pelo prefeito de Iturama, Cláudio Burrinho -, realizada na manhã desta terça-feira (22/03), no gabinete do atual presidente, ficou definida, por unanimidade entre os participantes, que a agenda inicial de trabalho focará a recuperação da malha rodoviária do Pontal do Triângulo Mineiro. A eleição por aclamação e a posse de Cláudio Burrinho frente à AMVARIG ocorreu no dia 28 de fevereiro, em Itapagipe.

Até o dia 20 de abril, todos os dez prefeitos que integram a Associação deverão finalizar levantamento que apontará os pontos mais críticos a serem inseridos em reivindicação que deverá ser discutida com parlamentares que atuam na região e também apresentada ao governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia.

Sete dos dez prefeitos que integram a AMVARIG participaram das discussões nesta terça-feira. Além de Cláudio Burrinho e Benice, Ernani Uemura, de São Francisco de Sales; Dalva Maria de Queiroz Tiago, de Carneirinho; João de Freitas Leão, de União de Minas; Pedro Socorro, de Limeira do Oeste; e Sérgio Campos, da cidade de Fronteira.

Cláudio Burrinho, na primeira reunião como presidente, apontou os trechos que considera como prioritários: de Iturama aos Distritos se Alexandrita e Honorópolis – na MGC 497 -; à ponte da Usina Hidrelétrica de Água Vermelha - na MG 426 -; e às cidades de União de Minas – na LMG 864 -, Carneirinho – também na MGC 497 -, Limeira do Oeste – LMG 865 -, Frutal e São Francisco de Sales – ambos os municípios com acessos pela MG 255.

“Inicialmente, a Associação busca ainda a delimitação da terceira faixa entre Iturama e o Distrito de Alexandrita; em um segundo momento, entre Alexandrita e Carneirinho; e posteriormente, entre Carneirinho e Porto Alencastro, ampliando assim a segurança nas estradas de acesso às localidades mineiras. Estamos em uma das regiões mais promissoras do Estado de Minas Gerais e não podemos deixar que nossas estradas fiquem esquecidas desta forma.”

Sobre a presidência da AMVARIG, Cláudio Burrinho disse que assume o cargo com muita satisfação. “A Associação dos Municípios do Baixo Vale do Rio Grande tem feito a diferença em nossa região. O importante é que possamos trabalhar de forma integrada para desenvolvermos mais projetos que possam ser revertidos em benefícios à comunidade. Digo que a AMVARIG não tem apenas um presidente, mas dez presidentes, uma forma de reafirmar a importância que cada um dos prefeitos tem para atingirmos metas. Somos dez municípios e, com certeza, este é um ponto favorável nos processos de reivindicações.”

O prefeito de Iturama considerou o grande fluxo de veículos e a falta de recuperações periódicas como culpados pela degradação da malha. “Temos de lembrar que nossas rodovias não estavam preparadas para receber a grande quantidade verificada de veículos após a implantação da ponte do Porto Alencastro. Além das estradas estaduais, vamos reivindicar, em Brasília, a recuperação das federais para ampliar a segurança e a qualidade de vida de todos que precisam utilizar as rodovias do Pontal do Triângulo. Agradeço a confiança depositada em mim para assumir a presidência da AMVARIG e digo que não medirei esforços para atender a todas as expectativas.”

A prefeita Benice Maia fez um balanço do ano em que esteve frente à Associação e também considerou a confiança depositada no prefeito de Iturama. “Cláudio Burrinho foi eleito por aclamação por todos os prefeitos que integram a Associação, que congregam diferentes ideais. Agora, o ponto de partida é definir uma audiência em Belo Horizonte para debatermos melhorias em nossas rodovias. Para isso, o apoio de parlamentares que trabalham pela região é fundamental.”

O prefeito de Limeira do Oeste, Pedro Socorro, parabenizou Cláudio Burrinho pela nova jornada. “Sozinhos temos uma dificuldade maior para conseguirmos a liberação de projetos, mas juntos podemos sempre mais. A recuperação das nossas rodovias, uma das prioridades elencadas por unanimidade, é uma ação que trará benefícios para todos.”

Sérgio Campos, prefeito da cidade de Fronteira, lembrou que o cargo de presidente não é remunerado e apenas assumido por lideranças que têm amor pela região. “Tenho certeza que o prefeito Cláudio canalizará toda a sua energia e inteligência para trabalhar para o desenvolvimento das cidades atendidas pela AMVARIG. Ele fortalecerá a Associação ainda mais e os municípios com ela.”

Para o prefeito de São Francisco de Sales, Ernani Uemura, a energia do novo presidente da AMVARIG é algo que contagia. “Já na primeira reunião que tivemos com Cláudio Burrinho, ele nos trouxe uma pauta de trabalho de extrema importância. O prefeito Cláudio é dinâmico e isso é um ponto muito positivo para obtermos as nossas metas”, disse ele.

“O objetivo de nossa Associação é unir forças para beneficiar a comunidade destes dez municípios. Com este anseio em comum tenho certeza de que todos ganham. No caso das rodovias, não podemos mais permitir que vidas sejam perdidas em função dá má condição da malha viária”, considerou o de União de Minas, João de Freitas Leão.

A prefeita de Carneirinho, Dalva Maria de Queiroz Tiago, ressaltou ser a união dos prefeitos um dos caminhos mais acertados para o desenvolvimento das respectivas regiões pelas quais atuam. “A recuperação de nossas estradas, sem dúvidas, é um dos pontos emergenciais, sobretudo, pelos riscos que a falta de manutenção representa.”

Elizandra Manfrim Magossi