Prefeito de Iturama participa da instalação da Vara do Trabalho no município

Cláudio Burrinho volta a ressaltar momento positivo pelo qual passa o município; presidente do TRT, desembargador Eduardo Augusto Lobato cita tradição progressista

Foto: Aldair de Lima

O prefeito Cláudio Burrinho e o presidente do TRT, Eduardo Augusto Lobato

O prefeito Cláudio Burrinho participou no início da noite desta terça-feira, dia 22 de março, da inauguração da Vara do Trabalho de Iturama, cerimônia que também contou com as presenças do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (Minas Gerais), o desembargador Eduardo Augusto Lobato, do corregedor do TRT, o desembargador Luiz Otávio Linhares Renault, do juiz federal da Vara do Trabalho Alexandre Chibante Martins, do juiz da 1ª Vara da Comarca, Ewerton Roncoleta, do presidente da OAB de Iturama, Devanil Torres Alves, de inúmeras outras lideranças dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município e região e da comunidade.

A transferência da 2.ª Vara do Trabalho da cidade de Congonhas para Iturama foi aprovada pelo TRT da 3.ª Região no dia 7 de outubro de 2010, medida que elevou o Posto Avançado da Justiça do Trabalho de Ituiutaba à Vara do Trabalho, uma conquista obtida por meio da luta integrada entre o Poder Público e a OAB, segundo consideraram na oportunidade o prefeito Cláudio Burrinho e o juiz Alexandre Chibante.

O Posto Avançado da Vara do Trabalho de Ituiutaba foi implantado no município de Iturama em março de 2006, servindo como uma estrutura de transição até a implantação da Vara do Trabalho. Anteriormente à instalação do Posto avançado todos os atendimentos eram prestados em Ituiutaba.

“Esta é uma luta que acompanho desde o período em que era vereador [gestão 2005/2008]. Sei da dificuldade, porque os serviços ficavam centralizados em Ituiutaba e o trajeto daqui até lá era extremamente difícil. Agora, vemos o empenho de todos os envolvidos resultar na instalação da nossa Vara do Trabalho. Parabenizo a todos por esta importante conquista.”

Na oportunidade, lembrou que também na manhã desta terça-feira assumiu a presidência da AMVARIG (Associação dos Municípios do Baixo Vale do Rio Grande). “Assumi com a responsabilidade de somar forças para impulsionar ainda mais o desenvolvimento do Pontal do Triângulo Mineiro como um todo, assim como trabalhamos para o crescimento de Iturama, cidade que passa por um momento extremamente positivo. Vemos que vários projetos são realizados em diferentes áreas, tudo para atender aos anseios da comunidade.”

O presidente do TRT considerou “a grande satisfação de vir a Iturama para a instalação da Vara do Trabalho. “A promoção de Posto Avançado à Vara do Trabalho de Iturama mantém a tradição progressista de seu povo e reflete ainda o aumento de causas trabalhistas no Pontal do Triângulo Mineiro. Isso demonstra o dinamismo social de um município com população e PIB crescentes. A instalação da Vara também vem para dar resposta aos anseios dos advogados e fazer jus ao empenho dos prefeitos e vereadores das cidades do Pontal, contribuição valiosa para que a instalação ocorresse em um curto período de tempo. Sem dúvidas, um marco significativo.”

Chibante ressaltou que a Vara do Trabalho de Iturama foi inaugurada após o trabalho conjunto da equipe do Posto Avançado, OAB, advogados e Poderes Executivo e Legislativo do município. “A elevação de Posto Avançado para Vara do Trabalho significa oferecer à comunidade uma estrutura mais independente e diretamente interligada ao Tribunal Regional do Trabalho, o que agiliza o andamento dos processos.”

Assim como o juiz, o presidente da OAB lembrou de toda a trajetória até a instalação da Vara do Trabalho e cumprimentou a todos pelo empenho.  A Vara do Trabalho de Iturama atenderá dez municípios da região, uma população estimada de 200 mil pessoas.

Elizandra Manfrim Magossi