2.ª Cavalgada será realizada neste domingo

Percurso de dez quilômetros incluirá os principais bairros;

saída será às 9h do Recinto “Edilson Lamartine Mendes”

DSC_0259

Arquivo                        Prefeito Cláudio Tomaz de Freitas durante a 1.ª Cavalgada

O resgate cultural promovido pela Cavalgada “Iturama em Comitiva Relembrando as Estradas Boiadeiras”, que neste domingo chegará a sua 2.ª edição, foi lembrado pelo prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC), na manhã desta sexta-feira, durante coletiva sobre o evento. A recepção dos animais será iniciada já no sábado, às 15h, no Recinto de Exposições “Edílson Lamartine Mendes”.

Nestes dois dias o município receberá cavaleiros de toda a macrorregião, iniciativa transformada em Lei, em 14 de outubro de 2009, no primeiro ano de mandato do prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC). Nesta edição serão distribuídos R$ 1,5 mil em prêmios nas categorias “Melhor Berranteiro” (R$ 250); “Cavaleiro mais Idoso” (R$ 250); “Comitiva mais Distante”, com no mínimo dez componentes (R$ 500); “Cavaleiro e Cavalo”, com melhor traje (R$ 250); e “Comitiva mais Organizada” (R$ 250).

Com um percurso de 10 quilômetros que deverá ser feito em três horas, as companhias passarão pela maioria dos bairros de Iturama. A saída, às 9h do domingo -, e chegada serão no Recinto de Exposições “Edílson Lamartine Mendes”. “É, sem dúvidas, uma forma de preservar a cultura, a história. A Cavalgada faz parte da vida de nossos avós e pais e preservá-la é o dever de todos os cidadãos conscientes de suas origens”, considera o prefeito Cláudio.

Neste ano uma das inovações é que o percurso será feito totalmente dentro da cidade. “Esta é uma forma de fazer com que a comunidade participe mais amplamente, porque poderá acompanhar a trajetória de perto, na frente de suas casas. Além disso, pelo tempo seco, é uma forma de prevenir eventuais problemas respiratórios e até mesmo ambientais como possíveis queimadas, facilmente provocadas por pontas de cigarro arremessadas no capim seco.”

Até hoje pela manhã tinham sido vendidos 500 convites da Cavalgada e outros 150 colocados à venda por meio da abertura de um lote extra, segundo informações de Sérgio Rodrigues Machado, um dos colaboradores do evento. “Ainda dá tempo de participar. Continuaremos inscrevendo cavaleiros até que este último lote se esgote. Para as pessoas que apenas quiserem participar do almoço e do show de Geraldo Viola e Paranaense, no Recinto, os ingressos custam R$ 15. Para o show, será cobrado R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível.”

Em Iturama, os locais de venda de ingressos são o Sindicato dos Produtores Rurais, no Mini-Mercado Santa Rosa e na A Pecuarista; em Alexandrita, na Veterinária Alexandrita; em União de Minas, nas veterinárias União e Tomaz; em Carneirinho, na Veterinária Conac; e em Limeira D’Oeste, no Sindicato Rural. Além destes locais, em todas as agências do Sicoob Credirama (Cooperativa de Crédito Rural) da região é possível se inscrever.

“Com certeza será um evento ainda maior do realizado no ano passado, com carros de boi, carroças enfeitadas e participação e cavaleiros premiados”, disse Machado. Na oportunidade, lembrou que as pessoas não devem deixar carros estacionados nas principais vias de Iturama e que neste ano serão proibidos fogos de artifícios e canivetes de qualquer espécie.

Exporama

O prefeito explicou que para ele é uma satisfação muito grande promover eventos como a Cavalgada, a Exporama e também o desfile de 7 de Setembro. “A Prefeitura tem cumprido com a responsabilidade de levar o lazer e a cultura à comunidade, principalmente, a mais carente. Em 2010, pelo segundo ano consecutivo, milhares de famílias ituramenses poderão assistir a shows de qualidade sem que tenha que pagar R$ 40 ou R$ 50 na bilheteria. Mais uma vez realizaremos a nossa Exposição Agropecuária com portões abertos.”

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Edivaldo Pádua de Lima, o Tibil, também presente na coletiva, aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho da Administração Municipal na realização da Exporama. “Temos certeza que a festa será um sucesso total. Em um raio de 300 quilômetros a Exporama é o evento de maior proporção, com atrações de qualidade e sem a cobrança de ingressos. Isso graças à parceria da Prefeitura.”

Serviço:

2.ª Cavalgada “Iturama em Comitiva Relembrando as Estradas Boiadeiras”

Dia 17 de julho

A partir das 15h – recepção de animais

Local – Recinto de Exposições “Edílson Lamartine Mendes”

Às 21h - show da dupla Geraldo Viola e Paranaense

Local – Camarote VIP do Recinto