Volta Aulas 2010

Educação Municipal

Cerca de 4.540 alunos voltam às aulas em Iturama

Entre as novidades para 2010 estão apostilas de Inglês e Arte para o Ensino Fundamental e investimento na reestruturação dos prédios escolares

Cerca de 4.540 alunos matriculados na rede municipal de Educação de Iturama – ensinos Infantil e Fundamental -, voltaram às aulas nesta semana, um aumento de aproximadamente 5% no número de estudantes, quando comparado com os registros do ano passado. A quantidade exata de atendidos, entretanto, deverá ser divulgada depois de maio, previsão para o encerramento do Educacenso, que será encerrado no dia 31 do respectivo mês.

Segundo a secretária municipal de Educação, Rita Lorenzato, as escolas já têm material disponível para atender às necessidades dos alunos nas primeiras semanas, e as apostila estão previstas para serem entregues em março, atendendo 2.500 crianças.

“As apostilas são instrumentos organizadores do trabalho e não direcionadores, os conteúdos continuam sendo aplicados pelo professor em consonância com os parâmetros curriculares e de acordo com o Projeto Político Pedagógico de cada Instituição de Ensino”, diz Rita.

Novas Apostilas

As apostilas de atividades são elaboradas por professores e supervisores da rede municipal e impressas por gráficas de Iturama. Para 2010, todo o material do Ensino Fundamental I e da Educação Infantil foi revisado e serão lançadas as apostila de Inglês e de Arte para o Ensino Fundamental.

Recepção

“Nesta semana nos preocupamos em receber as crianças com entusiasmo e com muita responsabilidade, pois educar é um ato de amor e de cidadania. As aulas seriam iniciadas no dia 3, mas por causa de estragos provocados pelas chuvas nas estradas rurais, que são recuperadas, foram adiadas para o dia 8 – esta segunda-feira. Gostaria de deixar bem claro que os alunos não serão prejudicados de forma alguma. A alteração nas datas se deu apenas no início do ano letivo e não na quantidade dos dias que os alunos passarão nas escolas, que são garantidos pela Lei nº 9.394/96, que prevê 200 dias letivos anuais.

Escolas

Algumas escolas municipais passaram por reestruturação para melhor receber os estudantes neste início de ano. “Procuramos atender as urgências, e ampliar o atendimento e a qualidade do ambiente, para isso foram feitas algumas adequações e manutenções, mas o prefeito Cláudio Burrinho (PSC) já informou que deseja fazer o melhor para a educação e, com certeza, em pouco tempo, teremos mais unidades sendo atendidas. Além da melhora na estrutura, outros investimentos foram feitos pela atual Administração, como por exemplo, a compra de móveis escolares e de computadores para salas de informática e para a Secretaria.”

Projetos

Rita explica que para o setor municipal de educação, vários são os projetos já delimitados. “Em conversa com o prefeito Cláudio, coloquei a necessidade de investimento na construção de mais uma escola em Iturama e uma em Alexandrita de Ensino Fundamental. Ele disse sobre a vontade de ver Iturama com 100% em qualidade de Educação e é para isso que estamos trabalhando.”

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: (34) 3411 9512